Desde o início da pandemia, muitas empresas migraram da atividade presencial para a remota. Contudo, seja em home office ou fisicamente, a rotina de trabalho tem sido intensa e, na maioria das vezes, o corpo sofre com a má postura causada pelas horas na frente do computador. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de seis milhões de brasileiros têm problema na coluna por conta da postura incorreta.

Passo a passo para um dia produtivo e saudável

Para evitar danos à saúde, a ginástica laboral é uma ótima opção para garantir ao colaborador mais disposição na execução das funções do dia a dia. “Ela é fundamental durante o período de ofício a distância e evita do indivíduo permanecer por muito tempo na mesma posição. Ainda, a falta dela resulta em lesões e dores musculares”, explica o fisiologista do exercício da Nilo Saúde, William Komatsu.

Para ele, essa dinâmica melhora a produtividade e proporciona um ambiente mais saudável e agradável. Geralmente, os movimentos propostos são de alongamento, controle e compensação muscular e têm duração aproximada de 15 minutos. “É sempre importante se levantar e se 'espreguiçar' a cada uma hora para não sofrer com problemas como: torcicolo, tendinites, bursites, contraturas musculares, entre outros”, ressalta o especialista.

Outro fator é o sedentarismo. De acordo com pesquisa realizada pelo Professor Jacob Veermant, da Universidade de Queensland, na Austrália, a cada hora sentada, nossa expectativa de vida diminui em 21 minutos. Pensando em todas essas questões, Komatsu elencou algumas práticas para ajudar. Veja:

Levantar a cada um hora - é importante estabelecer metas de locomoção durante o dia. Colocar o despertador para sinalizar cada intervalo. Nesse momento, agite-se, suba escadas ou simplesmente vá ao quintal ou sacada para tomar um pouco de ar fresco.

Fazer alongamento - quando passamos extensos períodos na mesma posição, nosso corpo sofre, por isso, é preciso lembrar de se alongar. Estender os braços, o pescoço e as pernas, são importantes para tirar a sensação pesada nas articulações.

Trabalhar tornozelos, punhos e antebraço - um dos problemas de ficar muito na mesma posição são as tendinites. Elas podem causar dores localizadas, muito comum em tornozelos, punhos e ombros. Então, para evitar esse desgaste, invista nas pausas.

Se hidratar - durante o expediente, é comum deixar aquela garrafa de água abastecida próxima ao notebook, mas evite encher até o limite. Coloque uma quantidade média de água para forçar novas idas ao filtro. Com isso, você se levanta, arruma a postura e se mexe.

Essa é uma questão trabalhista

Não se esqueça: quanto mais saudável, melhor o rendimento. “No caso do teletrabalho, a companhia deve aumentar sua preocupação em capacitar os cooperadores em relação à importância da medicina laboral, com realização de exames regulares, além da orientação de normas e procedimentos recomendados por especialistas”, explica a sócia da Moema Medicina do Trabalho, Tatiana Gonçalves.

Sendo assim, será preciso oferecer suporte com fisioterapeutas, por exemplo, para adequar a ergonomia e cuidados básicos da rotina. Bem como, deverá ser feito um acompanhamento constante com um checklist do mobiliário e uma autoavaliação da apresentação, para identificar sintomas como dores e estresse.

Aos poucos essas medidas farão parte do “novo normal” sem esforços. Portanto, conserve a esperança e a calma. Tudo ficará bem. Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe