Atualmente, conseguir estágio em uma corporação renomada é o desejo de muitos estudantes. Essas organizações são vistas como empregadoras com possibilidade de crescimento profissional e, em geral, possuem muitos benefícios, como bolsas-auxílios maiores em relação às comumente pagas. Contudo, você sabe como chegar nas grandes empresas para conquistar essas vagas? 

Importância do estágio 

De acordo com um levantamento do Nube, de 40% a 60% dos estagiários são efetivados. Dessa forma, o participante aumenta suas chances de concluir a faculdade empregado, por exemplo. Além do mais, por meio da prática é possível aprimorar diversas competências. Segundo Yasmin Caroline Dergia, discente de química no colégio técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o ato educativo “força a uma independência e autoconfiança em nossas habilidades”. Assim, você já entra no mercado de trabalho mais seguro e melhor ainda, com a tão requisitada experiência. 

Qual a melhor estratégia? 

Conforme a selecionadora do Nube, Bianca Galliera, para alcançar as melhores possibilidades “é importante focar nesse objetivo e ir em busca de conhecimento.” Contudo, há algumas dicas para você turbinar seu currículo e seu know-how, de modo a ser destaque nos processos seletivos das entidades mais conceituadas. 

  • Esteja antenado!

 Para ter mais chances de receber uma boa oportunidade em uma companhia de renome, é fundamental um networking aprimorado e estar atento aos anúncios, especialmente os veiculados na Internet. Isso implica em ter conexões com profissionais pelas redes sociais, como o LinkedIn. Além disso, compartilhar conteúdo de qualidade promove um relacionamento cada vez mais forte com os especialistas. Segundo Bianca, “conhecer pessoas já atuantes da área pode ajudar com uma possível indicação.”

  • Estude a empresa

Quando for selecionado, estude tudo sobre o negócio, saiba qual seu ramo de atuação, seu posicionamento e demais informações relevantes também para o cargo. A especialista reafirma: “é importante, sobretudo, para saber se vai ao encontro com seus valores, de modo a evitar uma frustração futura”. Ademais, isso demonstra interesse na oportunidade e proatividade de buscar referências. 

  • Prepara-se para o processo seletivo

Se tratando dos recrutamentos das instituições conhecidas, conforme a selecionadora, “podem ser longos e concorridos, então é essencial encarar essa tarefa como um trabalho, estabelecendo metas, procedimentos e rotinas para alcançar esse próposito”. Além disso, as entrevistas são o momento nos quais os experts avaliarão se você se encaixa bem nos requisitos procurados para o desenvolvimento da função. 

  • Tenha uma comunicação clara

Um dos erros mais comuns é o português. Principalmente na comunicação escrita, é motivo para desclassificação. Portanto, tenha muita atenção. De acordo com uma pesquisa do Nube, 40% dos candidatos são eliminados logo na primeira etapa porque vão muito mal nesse quesito, tanto nos testes ditados quanto nas redações. 

Além do mais, a fala também é um ponto bem indispensável e bastante observado pelos recrutadores. Por isso, controle o nervosismo e tente agir com naturalidade. Por fim, é o momento para você se apresentar com calma e clareza, comentando sobre sua formação, suas metas e demais dados requisitados. Todavia, sua preocupação deve ser em responder, as conversas são tranquilas e levadas como um bate papo. 

  • Invista no currículo

Talvez a dica mais preciosa. Afinal, o CV é a sua primeira impressão para uma companhia. Para Bianca, o documento “deve ressaltar as qualificações do participante”. Logo, é imprescindível colocar todos os seus méritos, os trabalhos voluntários, congressos, seminários e demais tarefas já desempenhadas. A ideia é ser um verdadeiro resumo das suas ocupações, priorizando os destaques. Por último, organize um layout para ficar mais atrativo e harmônico, de modo a facilitar a visualização e compreensão do conteúdo. Inclusive, o Nube tem um modelo perfeito para você ter sucesso na sua jornada

Por fim, para fechar com chave de ouro, você tem acesso direto a grandes empresas, inclusive, nos programas de estágio. Basta se cadastrar no site e clicar no Painel de Vagas para concorrer a diversas oportunidades. Conte conosco para uma guinada em sua carreira!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe