Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
saiba-como-dar-inicio-a-sua-carreira-profissional

Saiba como dar início a sua carreira profissional  

Notícia | 03/03/2023

Larissa Almeida

Ingressar no mercado de trabalho é uma missão essencial. Apesar disso, para os iniciantes, esse passo se caracteriza como um grande desafio. Isso porque são muitos conceitos, cargos, exigências, entre outras questões para se inteirar. Sendo assim, algumas dicas podem tornar o objetivo de conquistar uma vaga de aprendiz, estágio ou até mesmo efetivo bem mais simples. Então, para quem precisa se preparar para essa etapa da vida, esta matéria pode ser um guia essencial, fique até o final e confira! 

Descubra as principais modalidades para os ingressantes no meio corporativo 

Para os novatos em busca de uma chance no meio corporativo a primeira conquista pode ser vista como algo ainda mais difícil, quando comparada com as demais candidaturas. Isso porque, a lista de pré-requisitos para a seleção assusta os recém formados no ensino médio, ou calouros das universidades e cursos técnicos. Afinal, grande parte do grupo não possui a famosa experiência anterior e não conhece as principais funções da área. 

Contudo, existem algumas modalidades de contratação previstas e planejadas para receber esse público em função de prepará-los para encarar as atribuições de uma rotina laboral. Então, saiba mais sobre o estágio e o programa de aprendizagem: 

Programa de aprendizagem: para começar, a lei n° 10.097/2000 é responsável por construir as determinações desse projeto. Em função de cumprir com a sua missão de inserir novos talentos no meio do trabalho, ela define um limite de idade para a participação, sendo esse de 14 anos de idade até os 24 anos incompletos. A partir disso, é possível aumentar as chances dos estudantes do ensino médio até os recém formados no nível básico de ingressar em uma posição sem ter vivenciado uma rotina em certa área do mercado. 

Os contratados são reconhecidos pelo famoso termo Jovem Aprendiz. Gabriella Mendes Mattos, graduanda de nutrição e participante do cargo, afirma como a posição foi essencial para dar o start em sua carreira. “O mundo empresarial raramente oferece vagas para os iniciantes sem determinadas vivências. Muitas empresas exigem períodos de atuação anteriores com alguma função e isso torna ainda mais difícil a conquista do primeiro emprego. Ao contrário dessa perspectiva, participação no projeto era como uma luz para mim, uma oportunidade de estar incluída nesse ecossistema, mesmo sem nunca ter cooperado e, ainda sim, adquirir aprendizado”, pontua. 

Ato educativo escolar supervisionado: comumente conhecido por estágio, esse ofício brilha os olhos, principalmente, dos universitários. Ele é estruturado e regulamentado pela lei n° 11.788/2008. Logo, qualquer interessado deve consultar as especificidades para se manter a par dos seus direitos e deveres. No entanto, vale ressaltar algumas informações, como quem pode participar: em primeiro ponto, os candidatos devem ter de 16 anos de idade adiante, sem limite máximo. A próxima obrigação legal é estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, seja ela do nível médio, técnico, superior e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (EJA).

O momento é promissor para quem deseja ser um estagiário 

O período de janeiro até o mês de março é definido com a primeira temporada de estágios. Esse instante é promissor para os perfis em busca dessa chance mercadológica. Isso porque o momento é marcado pelas formações acadêmicas e o fim de muitos contratos, deixando a lacuna aberta para novos talentos. Além disso, de acordo com um levantamento do próprio Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), 2023 chega com ainda mais vagas em relação aos anos anteriores. Afinal, o meio corporativo tem se estabilizado após os efeitos da pandemia e aderido a modelos de atuação promissores, como o home office

Portanto, segundo o levantamento, serão abertas cerca de 57 mil oportunidades para estudantes de todo o Brasil. Esse é o maior número até hoje, representando um aumento de 12,6% em relação ao mesmo instante de 2022. Para os alunos do nível superior, serão aproximadamente 50 mil possibilidades, um acréscimo de 13,6%. Já para quem está no ensino médio ou técnico, serão 7 mil, um crescimento de 6,1%.

Saiba como “vender o seu peixe” e conquistar um cargo para iniciar a sua trajetória profissional 

Antes de tudo, é preciso destacar o seu perfil entre tantas opções nos bancos de dados das companhias. Por isso, Anamaíra Spaggiari, diretora executiva da Fundação Estudar, lista cinco dicas para tirar essa meta do papel: 

1 - Mantenha seu perfil de LinkedIn sempre atualizado e com o máximo possível de informações, especialmente nos campos sobre experiências anteriores, prêmios, atribuições extra curriculares, descrevendo suas atividades e principais resultados. 

2 - Vá além das salas de aula, busque oportunidades voluntárias e acadêmicas complementares. Pois, hoje, o mercado de trabalho valoriza muito as noções adquiridas extraclasse.

3 - Busque desenvolvimento tanto das habilidades socioemocionais como das analíticas. Por muito tempo o foco era voltado para as hard skills. Adiante buscou mais pelas soft skills, mas a verdade é: o bom profissional deve ter um equilíbrio entre ambas.

4 - Saiba sobre os seus objetivos. Tenha em mente as suas ambições e o onde gostaria de trabalhar. Vale se perguntar qual tipo de setor você busca e a cultura organizacional com sentido para os seus valores. Também questione quais desafios está disposto a encarar. Por fim, a melhor forma de responder a esses pontos é o autoconhecimento. Ou seja, lembrar quais vivências do passado foram mais frutíferas, pois isso pode ajudar muito a definir esse ponto e vislumbrar seu futuro.  

5 - Conheça bem o seu mercado e encontre o melhor lugar para você, assim você terá expectativas mais realistas e vai entender quais campos podem ser explorados. O conhecimento concreto e tangível de como funcionam as áreas e funções do seu mercado de interesse é essencial. Avalie quais tipos de indústrias, produtos ou serviços fazem mais sentido para a sua trajetória. Isso é fundamental para ser assertivo e direcionar seus esforços para as empresas com o potencial para te levar a alcançar seus objetivos.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Conte com o Nube! Estamos aqui para direcionar as melhores vagas ao seu perfil.

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete