Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
agenda-nube-saiba-mais-sobre-o-estagio

Agenda Nube: saiba mais sobre o estágio  

Notícia | 14/05/2023

Carolina Amaral

Muitas pessoas, durante sua trajetória acadêmica, sentem receio e angústia quando o assunto é o mercado de trabalho. De certa forma, isso não é à toa, a competitividade realmente é grande. Contudo, para quem se destaca, as oportunidades não faltam, mas, para isso, é preciso conhecimento e muita dedicação. 

Além disso, outro quesito também é muito buscado por parte das empresas e crucial para o desenvolvimento desse profissional: a experiência. Nesse sentido, o estágio faz toda a diferença nessa jornada, sendo esse primeiro passo até o sucesso. Ciente disso, o Nube realiza, toda semana, um projeto denominado Agenda Nube, onde a equipe viaja até diferentes regiões do país com o objetivo de trazer mais sabedoria sobre o tema e chances de alcançar as tão sonhadas vagas. Saiba agora onde estaremos nessa próxima semana!

 

O que é estágio?

No dia 26 de setembro de 2008, foi publicada no Brasil a lei 11.788, dispondo sobre o estágio de estudantes. Conforme dito por ela em seu artigo 1°, essa modalidade defini-se como um: “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”. 

Logo, é preciso ter 16 anos ou mais, porém não há uma idade limite para se beneficiar desse artifício. Inclusive, quem faz pós-graduação, mestrado, doutorado e MBA (Master Business Administration) também estão aptos a pleitear vagas nesse estilo. “É uma maneira de mostrar estar sempre atualizado e engajado em seu desenvolvimento profissional. Representa ainda a oportunidade de melhoria nos rendimentos”, afirma Alessandro Borraschi, coordenador de MBA da ESAMC Santos sobre a realização desse aprimoramento.

Existem dois tipos de realização da mão de obra, de forma obrigatória ou não. A primeira opção é definida no projeto do curso e a carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma. Já no segundo caso,  o progresso das atividades é visto como uma tarefa opcional, acrescida ao período regular. Em ambas as situações, não cria-se vínculo empregatício, de acordo com o artigo 3º da legislação.

A respeito do tempo de atuação, cada iniciante não pode ultrapassar dois anos no mesmo estabelecimento, exceto quando se tratar de PCD 's (pessoas com deficiência). Da mesma forma, o artigo 10 da norma fala mais sobre o expediente e explica como a jornada de tarefas precisa: “ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar: I – 4 horas diárias e 20 horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos; II – 6 horas diárias e 30 horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular”.

 

Quer contratar estagiários? Fique ligado em alguns pontos

Sobre quem pode deter essa ajuda, fica claro no Capítulo III, referente à Parte Concedente: “as pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional, podem oferecer estágio”. Assim sendo,  médicos, dentistas, engenheiros, arquitetos, advogados e outros especialistas possuintes de registro em conselhos agora têm, por lei, o direito a essa contratação.

Todavia, para admitir esse iniciante é necessário atenção aos direitos do mesmo, sendo eles: bolsa auxílio para vivências não obrigatórias, uma forma de contraprestação ao serviço, podendo ser, ou não, em dinheiro; auxílio transporte, para situações de deslocamento, em home office é condizente oferecer um ajuda de custo para gastos com Internet e materiais, mas não é um encargo; seguro contra acidente, válido em todo o território nacional; e, por fim, um recesso de 30 dias quando houver permanência de um ano ou mais no mesmo local. Resolver todas essas pendências e burocracias tende a ser difícil e, para auxiliar nessa demanda, os agentes de integração têm um papel fundamental.

 

Quais as funções de um agente de integração? 

As instituições de ensino e as partes cedentes podem recorrer a serviços de agentes de integração públicos ou privados se acharem propício. Apesar dele não representar nenhuma das partes envolvidas, como é dito no artigo 16, cabe a eles identificar oportunidades, ajustar condições de realização, fazer o acompanhamento administrativo, encaminhar negociação de seguros contra acidentes pessoais e cadastrar os discentes. Além desses, outros serviços também podem ser prestados.

O Nube atua como esse intermediador a mais 20 anos, com cerca de 15 mil empresas clientes, 22 mil instituições de ensino conveniadas e já colocou mais de 1,2 milhão de estagiários e 50 mil aprendizes no mercado. Anualmente, são enviadas 25 milhões de mensagens multi canais e encaminhados 1,2 milhão de candidatos. O banco de dados conta com 6,9 milhões de currículos cadastrados e todos podem concorrer, gratuitamente, às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente. Para aprimorar ainda mais esse trabalho, a agenda Nube potencializa o acesso à informação e ao contato com vagas. Ciente disso, confira onde estaremos do dia 15 a 19 de maio:

 

15/05 Belo Horizonte (MG) - Anhanguera Betim (manhã)

          Rio de Janeiro (RJ) - Unilasalle (manhã)

          São Paulo (SP) - Etec Zona Leste (manhã/noite)

          São Paulo (SP) - FMU Direito (manhã/noite)

          São Paulo (SP) - FMU Liberdade (manhã/noite)

          AE Carvalho (SP) - Fatec Zona Leste (manhã/noite)

 

16/05 Rio de Janeiro (RJ) - Unilasalle (noite)

          Campinas (SP) - USF Cambuí (manhã/noite)

          São Paulo (SP) - Escola Senai Fundação Zerrenner (noite)

          São Paulo (SP) - FMU Santo Amaro (manhã/noite)

          Santo André (SP) - Fundação Santo André (Faeng, Fafil, Faeco) (manhã/noite)

 

17/05: Santa Luzia (MG) - UNIASSELVI (noite)

           Madureira (RJ) - Electra (noite)

           Campinas (SP) - Feira USF Swift (manhã/noite)

           Osasco (SP) - Fatec (manhã/noite)

           Vila Mariana (SP) FMU - (manhã/noite)

           São Paulo (SP) - Etec Carolina Carinhato (manhã/noite)

 

18/05: Rio de Janeiro (RJ) - UCAM Tijuca (noite)

           São Paulo (SP) - Evento ETHOS FAM (noite)

           São Paulo (SP) - FMU Brigadeiro (manhã/noite)

           São Paulo (SP) - Unib (manhã/noite)

 

19/05  Itapecerica da Serra (SP) - E. E. Sebastião de Moraes Cardoso (manhã/noite)

 

Estamos perto de você esta semana? Caso não, continue atento nas vagas por meio do nosso site ou aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Não se esqueça de conferir nossa agenda, postada todo domingo com os locais e datas. Quer ficar por dentro de tudo? Assista à TV Nube e siga o @nubevagas nas redes sociais! Estamos presentes no Twitter, Facebook, Instagram, TikTok, Linkedin e YouTube. Lá, temos posts de conteúdos incríveis para informar a todos sobre o mundo empresarial e como fazer parte dele. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Confiamos no seu potencial para atingir o sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete