Muito comum entre quem tenta uma oportunidade no mercado de trabalho, a reprovação traz ensinamentos. Autoridades do mundo todo carregam trajetórias inspiradoras de obstáculos vencidos. Um exemplo é reconhecido na escritora de Harry Potter, antes de publicar sua obra, J.K Rowling foi rejeitada nas 12 maiores editoras inglesas, em 1985. 

Outro caso é a companhia Disney, em 1919, seu inventor foi demitido do jornal onde trabalhava, pois “lhe faltava imaginação e não tinha boas idéias”. No entanto, Walt Disney nunca desistiu e conquistou um império. 

O mesmo aconteceu com Steve Jobs, na década de 70, fundou a Apple na garagem de sua casa e em 1985 foi despedido, após o crescimento da concorrência. Ele, então, desenvolveu a Pixar e, depois de um tempo, foi recontratado, lançou o iPhone e tornou a corporação uma das multinacionais mais renomadas.

Para te inspirar, trouxemos histórias estimulantes. Especialmente para quem procura estágio, listamos falhas recorrentes de candidatos em recrutamentos. Assim, você pode se preparar e evitar os mesmos erros. Além disso, elencamos algumas dicas para turbinar seu currículo e trazer bons resultados.



Como encontrar minha falha?

Segundo uma pesquisa feita em 2018, pela CareerBuilder, 77% dos selecionadores eliminam inscritos por utilizarem majoritariamente linguagem informal e gramática ruim. Ademais, de acordo Rachel Silva, selecionadora do Nube, “muitos não se atentam às informações descritas na vaga, com isso, no processo seletivo, não conseguem alinhar suas ideias às habilidades requeridas. Candidatos com objetivos muito diferentes costumam ser desclassificados”. 

Portanto, se você se preparar bem poderá compartilhar o melhor sobre suas experiências e isso, certamente, ajudará na sua aprovação. Logo, evite cair na tentação de não falar a verdade. Ainda mais com o número de mentiras encontradas nos currículos, conforme dados do mesmo estudo, 75% dos agentes lidam com isso. Ou seja, ser honesto já garante credibilidade e te oferece segurança, além de ser o recomendado pelos especialistas. 

 

Dicas para a aprovação chegar mais rápido

A estudante de química do colégio técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Vitória Martins, conta: “fui reprovada algumas vezes, pois não estava preparada para a entrevista e não sabia muito sobre as empresas”. Portanto, ter conhecimento prévio, pesquisar e se informar sobre a função pretendida faz toda diferença. É o conselho dado por Rachel: “verificar se a oportunidade está alinhada com o perfil e entender as principais atividades. Quando o concorrente tem essa ciência, maiores são as chances de apresentar um melhor desempenho”. Com isso, você pode perder o seu espaço. 

Além disso, ela também destaca o poder da comunicação, sendo fundamental para alcançar desfechos mais animadores. “Ao participar de dinâmicas, é importante evidenciar os pontos fortes, o interesse pelo cargo, além de demonstrar as próprias capacidades como diferenciais e motivos para a contratação”, afirma a selecionadora. 

Por fim, para um feedback mais assertivo, você pode solicitá-lo à quem avaliou seus testes, assim, é possível descobrir pontualmente suas fraquezas e trabalhar para melhorá-las. Outro ponto para te aproximar da admissão, é exercitar suas aptidões, fazer novos cursos e somar em suas competências e habilidades. 

Com o advento da pandemia, diversas corporações passaram a oferecer workshops on-line gratuitos, com temas variados e certificados. O site Na Prática faz atualizações mensais com essas plataformas, de maneira a reunir o melhor do ensino virtual para você aprender sem gastar nada. No Nube, também é possível encontrar opções, desde como elaborar um currículo até gestão de tempo

Além disso, falar inglês passou de ser um diferencial, agora se tornou uma obrigação. Uma pesquisa da Robert Half, realizada com cem diretores de recursos humanos. Para 80%, a fluência no idioma é importante no sucesso dos negócios. A língua é falada por cerca de 379 milhões de pessoas, para inserção em um mundo globalizado é indispensável. Por isso, aprender e praticar é essencial e garante destaque em uma seletiva. 

Enfim, se você não conseguiu a aprovação neste momento, não se preocupe! Use esse tempo para se aprimorar e aprender novas competências, de modo a chegar mais preparado na próxima vaga. Ademais, no Nube, você  encontra diversos conteúdos para agregar em sua formação, sem esquecer do Painel de Vagas, onde você encontra uma ideal para o seu perfil. Conte conosco!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe