O inglês se tornou uma língua universal. É falado por cerca de 379 milhões de pessoas, ficando atrás apenas do mandarim e do espanhol. Antes, era um diferencial e hoje, é uma obrigação para se inserir em um mundo globalizado. Ele está presente em todos os setores da nossa vida, desde o lazer, passando pela fase acadêmica, até o campo profissional. Por isso, conhecê-lo pode ser um diferencial.

Palavras inglesas estão no nosso cotidiano e a cada dia isso aumenta. Algumas já se juntaram ao nosso vocabulário: jeans, login, smartphone, notebook, home office, shopping, on-line, mouse, wi-fi e etc. Atualmente, as crianças aprendem desde pequenas nas escolas e algumas corporações oferecem cursos para os funcionários mais antigos. Portanto, as empresas já esperam isso dos candidatos e utilizam como critério eliminatório.

Porém, segundo pesquisa do Instituto Data Popular, apenas 1% dos brasileiros consegue falar fluentemente. Alfredo Noyola Vogel, foi professor de inglês no Brasil, ele é mexicano e atualmente é arquiteto no México. Para ele, isso precisa mudar: “o mundo de hoje está aberto para todos. Temos amplo acesso à Internet, os voos estão mais baratos e as oportunidades são ilimitadas.”

As vantagens

Esse conhecimento pode fazer a diferença na hora de um vestibular ou Enem e também abre fronteiras para oportunidades fora do Brasil. É comum ver programas de intercâmbio ou abertura de vagas de emprego em outros países, uma chance única de aprendizado para retornar com vantagem sobre os outros concorrentes, para almejar um salário maior ou mesmo para seguir a carreira lá fora. Grandes organizações costumam ter contato com pessoas de outras nacionalidades e enviam colaboradores para esses lugares frequentemente.

Segundo pesquisa realizada pela Mindsight, 73% das pessoas se sentem estagnadas no local de trabalho atual. Para Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas, são muitos os benefícios: "as pessoas não buscam apenas falar inglês. O curso possibilita às pessoas melhorarem no emprego, se desenvolverem, criarem vínculos e conhecerem novas pessoas. O on-line trouxe a possibilidade da flexibilidade e de ter contato com novos alunos e professores".

Um profissional com fluência também pode ter uma fonte de atualização infinita. Afinal, pode ler os melhores estudos, artigos e livros do planeta. Além de poder escrever seus trabalhos e ser reconhecido mundialmente. Para o dentista Mateus Bernardes, de Brasília, esse estudo foi crucial: “comecei a fazer aulas aos dez anos. Com o passar do tempo fui colhendo os frutos. Na graduação me ajudava a ler ótimos materiais. Posteriormente, recebi proposta de emprego nos Estados Unidos e participei de congressos lá.”

Maneiras de praticar

Fazer um curso é importante, claro. Porém, existem coisas no seu dia a dia para você praticar e até aprender a falar, de maneira leve e descontraída. Veja abaixo algumas dicas:


Assistir filmes legendados:

Ver os filmes na linguagem original e simultaneamente ler a tradução pode te ajudar a relacionar palavras, gírias, piadas e até expressões corporais.

Escutar músicas em inglês:

Ouvir músicas e procurar saber o significado das letras, é algo interessante. Algumas pessoas têm maior facilidade de aprender cantando.

Jogos on-line

Normalmente, os jogos não são traduzidos. Então, para entender os objetivos e ter sucesso, compreender as instruções faz a diferença. Inclusive, existem aplicativos só para isso.

Portanto, se você ainda não sabe falar inglês, busque esse conhecimento e incentive seus filhos desde pequenos. Como você viu, é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo. “A chave para abrir esse universo é o idioma”, finaliza Vogel.

Largue na frente dos outros na busca por uma vaga. Let’s go?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe