No mundo de hoje, o consumidor passou a ser o protagonista e escolhe como, quando e por qual canal quer falar com uma empresa. Tudo é cada vez mais conectado e dinâmico. Dessa forma, o relacionamento entre as marcas e seus clientes está em constante mudança. Sendo assim, por meio do marketing, é possível impactar positivamente os usuários de maneira individualizada, criando relações duradouras para a perpetuidade do negócio.

O marketing personalizado

O comprador digital representa as mudanças culturais e econômicas originadas pelos avanços tecnológicos intensificados nos últimos anos. Antes, apenas ouviam as corporações, hoje anseiam por falarem, repensando os motivos pelos quais decidem suas compras. Desde o começo da pandemia, essa transformação pode ser vista com mais clareza.

De acordo com um estudo feito pela Accenture, 71% dos entrevistados se enquadram em um novo grupo, identificado como “reimaginados”. Apenas 8% permanecem consumindo à moda antiga. Ainda, novos motivos decisivos de compra foram identificados na pesquisa, como saúde e segurança (14%), serviços e cuidados pessoais (12%), além de confiança e reputação (12%).

Sobre essa estratégia personalizada, o co-fundador da Chili, Diego Vargas Ortiz, explica. “É uma loja de sapatos. Você não vai vender um tênis, com o mesmo número, marca, estilo e preço para todas pessoas. Cada um tem uma "dor" e estão em estágios diferentes dela. Portanto, existe para comunicar esse ponto de valor, na hora, canal e região certas”.

As redes sociais foram algumas das principais ferramentas a abrirem o espaço desejado para um maior diálogo entre as partes. Graças a elas, os usuários podem expressar suas opiniões sobre produtos ou serviços, fazer reclamações e obter respostas mais rápidas. Ao mesmo tempo, proporcionaram tais vantagens aos consumidores e também devem ser aproveitadas como um dos meios para conquistar um bom relacionamento.

Dessa forma, Ortiz explica a importância dessa ferramenta para o crescimento de uma companhia. “É o combustível para ela. Tudo ligado a parte de geração de demanda e captação de oportunidades do mercado pode ser atrelado. Vai desde distribuir panfletos na rua, ao boca a boca, TV, rádio, e-mails, blogs, sites, etc. Por sua vez, praticamente uma extensão de vendas”.

Os dirigentes podem entender com maior precisão suas necessidades para, a partir disso, criar uma comunicação personalizada, tendendo ao pessoal. Quando bem feita, pode ainda estimular uma boa fama, altamente benéfica para a divulgação de qualquer empreendimento. É como a criação de fãs para a marca e isso poderá contribuir fortemente para a autoridade frente ao mercado e, consequentemente, menores esforços futuros para a vinda de novos clientes.

O superintendente de receita e marketing na Pontaltech, Marcos Guerra, ressalta: “para quem está iniciando sua jornada, a tecnologia deve ser entendida como a grande chave para o sucesso. Hoje, o ambiente on-line é o meio no qual os indivíduos encaram o mundo. Por isso, devem investir em ferramentas de automação para enviar mensagens, criar uma conexão e oferecer seu trabalho. Segmentar os dados é uma excelente estratégia nessa missão”.

Nesse sentido, a utilização de multicanais te permite flutuar onde seu público está. Mensagens massivas devem ser evitadas ao máximo para não irem a destinos incoerentes com o seu alvo. Por fim, não pode ser invasivo. Uma extensa quantidade de contatos criará o desejo de sair de sua base. Um bom vendedor deve ter uma lista sábia, com seus perfis e preferências.

“O principal erro é considerar isso um custo, pois é um investimento e, por isso, ele fica melhor com o tempo. Para acontecer, precisamos entender: lidamos com seres humanos, não com robôs. Raramente um indivíduo se converte na primeira interação. O segredo é atuar nos canais onde essa pessoa está e com a abordagem correta”, finaliza o co-fundador da Chili.

Portanto, um bom plano de marketing pode fazer a diferença para o futuro do seu negócio. Nos dias atuais, a ação das instituições na Internet são cruciais para a sociedade. Se deseja contratar talentos com esse conhecimento, conte com o Nube!

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