Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-se-preparar-para-concursos-em-pouco-tempo

Como se preparar para concursos em pouco tempo  

Notícia | 12/10/2021

Vinícius Lima

Estudar para concursos é uma tarefa difícil, pois requer muita concentração, empenho e preparo. Provas complexas exigem conhecimentos em diferentes áreas e os conteúdos sugeridos em editais são longos, dificultando o senso de prioridade do candidato. Além da extensão de campos a serem cobertos, quem se prepara tem de administrar trabalho, outros deveres acadêmicos ou escolares, afazeres do dia a dia, vida social e descanso. Para equilibrar tantos campos, é preciso organizar-se estrategicamente para se esforçar o suficiente e aproveitar as 24 horas do dia.

Pode parecer complicado, mas com o direcionamento certo é possível explorar aprendizados com pouco tempo disponível. Atualmente, existem plataformas responsáveis por apresentar o melhor plano de acordo com o objetivo do aluno, aulas dinâmicas, resolução de questões e professores disponíveis para esclarecer dúvidas. O Qconcursos, já tem mais de 18 milhões de cadastrados e tem a missão de facilitar a vida de quem passa por esse período.

Para Jefferson Rodrigues, head of education da empresa, ainda existe uma falsa concepção relacionada a esse tópico. “Acreditam ser necessário abrir mão da vida social e outras atividades para se aplicar incansavelmente. Estudar é importante sim, mas tamanha cobrança pode ser prejudicial para o concurseiro. Além disso, muitos brasileiros não têm a opção de abdicar do trabalho para se dedicar. Por isso, é preciso ter um equilíbrio e administração do tempo". 

Pensando em quem tem pouco tempo livre, o Qconcursos aponta algumas dicas. Veja:

  • Entenda em qual momento você está

 

Ter clareza dos seus pontos fortes e fracos em relação às disciplinas é fundamental para otimizar as horas. Fazer um simulado inicial vai te dar a percepção de onde é preciso concentrar maiores esforços para se aprofundar e quais pontos revisar e fixar conceitos. Após um ciclo, faça um novo teste para saber o quanto progrediu .

  • Estude por temas

 

Língua portuguesa, matemática, atualidades, noções de administração e de direito são recorrentes nessas avaliações. Reserve pelo menos alguns minutos do seu dia para aprimorá-los ao invés de focar apenas em temas mais específicos. Organizar uma agenda incluindo cada assunto em um dia da semana pode ser uma saída para não se sobrecarregar.

  • Determine metas diárias

 

Crie metas capazes de estimular o começo e conclusão de uma tarefa. Por exemplo: ler notícias durante 30 minutos, assistir uma vídeo aula, resolver dez questões. Após concluir o escopo, presenteie-se! Permita-se descansar vendo um episódio de série por 20 minutos, coma algo de seu gosto, tome um café, converse com alguém querido. 

  • Resolva questões de testes anteriores

 

Algumas bancas aproveitam o conteúdo e até mesmo reproduzem algumas questões. Resolver perguntas de edições anteriores permite a familiarização com o estilo de prova, além de evitar cair em pegadinhas e facilitar o raciocínio lógico na hora da prova. 

  • Aproveite o tempo ocioso do dia a dia

 

Passa muito tempo parado no transporte público? Esse pode ser um momento propício para ler algum texto, assistir uma aula curta, resolver algumas questões ou dar uma rápida pesquisada em tópicos nos quais você ainda tem dúvidas, usando o celular. 

  • Durma

 

De nada valerá seu esforço se não houver descanso. Durante o sono transformamos a informação absorvida em memórias de longo prazo. Além disso, uma boa noite de sono é a única ferramenta reparadora capaz de te preparar para enfrentar a jornada do dia seguinte.

Lucio Siqueira está se preparando para uma avaliação similar: os vestibulares. Encerrando o ensino médio, ele quer cursar engenharia e confessa estar nervoso em relação ao futuro. “Eu tenho tentado me acalmar com meditação e terapia, porque não adianta ficar desesperado. É um momento importante, mas não definitivo”, conclui. 

Portanto, respirar fundo e acreditar em seu potencial é imprescindível. Como ir bem nas provas finais?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete