Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
acoes-para-avancar-nas-praticas-de-diversidade

Ações para avançar nas práticas de diversidade 

Notícia | 11/10/2021

Vinícius Lima

Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) são três conceitos essenciais para fomentar o desenvolvimento social. O tema tem ganhado atenção dentro das empresas e as ações direcionadas a isso não só promovem impactos positivos para a sociedade, como também resultam em ganhos de eficiência para as companhias. Entenda!

Segundo um estudo da Bain & Company, dentre os ganhos, estão melhores taxas de recrutamento e contratação, aumento da retenção e promoção interna, além de maior sentimento de pertencimento. Mesmo diante dos resultados positivos atingidos pelas práticas, muitas corporações ainda não sabem definir o melhor caminho para implementar ações consistentes de DEI. 

Isso acontece porque as lideranças não conseguem ter clareza sobre quais táticas farão mais sentido para a geração de impacto e, assim, não encontram parâmetros para mensurar os resultados. "Vemos cada vez mais a importância de adotar práticas plurais em estratégias de negócios. No Brasil, essa pauta ainda precisa avançar com mais intensidade. Um estudo recente realizado pela Bain, em parceria com o LinkedIn, mostrou como apenas 3% dos executivos em cargos de CEOs das 250 maiores marcas brasileiras são mulheres”, expõe Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company. 

Até para quem é estagiário, contar com a interação de pessoas vindas de distintas realidades pode garantir maior produtividade e proveito da vivência no mundo dos negócios. Quem acredita nisso é João Bittencourt, estudante de administração. “A troca de histórias e pontos de vista favorece muito, tanto na performance do time, como na construção das nossas carreiras”, conta. 

Para auxiliar nesse processo, a Bain desenvolveu uma lista das ações direcionadas a esse assunto responsáveis por estabelecer cenários mais positivos para as organizações. Veja: 

  • Comprometimento e responsabilidade da alta liderança

 

Requisito básico para obter resultados positivos em ações de DEI é o compromisso explícito da alta gestão das companhias com o tema. Os C-Levels precisam estabelecer metas claras, com atribuições e responsabilidade pelos resultados.

  • Adote uma abordagem de recrutamento com foco em habilidades

 

Ao priorizar habilidades e competências em vez de formações acadêmicas ou outros aspectos curriculares em todos os processos de aquisição e promoção de talentos, as empresas podem recrutar e contratar pessoas com diferentes origens, experiências e perspectivas. 

  • Diversifique as fontes de atração de colaboradores com programas de experiências

 

As vivências baseadas no trabalho são altamente benéficas, tanto para os possíveis contratados, quanto para as empresas. Isso permite aos profissionais o desenvolvimento  de experiências, ganho de habilidades e construção da rede profissional. 

  • Além de salários adequados, ofereça benefícios complementares

 

Definir uma política capaz de visar o bem-estar, o envolvimento, a produtividade, a retenção e o progresso dos indivíduos, é um elemento fundamental. Contudo, avanço em todas essas frentes não é possível sem um elemento indispensável: pagamentos adequados e equitativos, além de benefícios complementares. 

  • Priorize planos de carreira baseados em habilidades

 

Uma das maneiras pelas quais os empreendimentos podem estabelecer uma cultura de transparência é divulgando planos de carreira com base em habilidades e competências. Ao priorizar isso, é possível identificar os recursos de aprimoramento profissional disponíveis para os grupos atingirem essas habilidades. 

Além disso, entidades com equipes diversas e heterogêneas geram melhores resultados. “Então é primordial compreender como inovação e resultados só ocorrem com capital intelectual e humano provenientes de diferentes origens, gêneros e formações. Não é possível pensarmos em ambientes corporativos mais criativos, inteligentes e engajados sem a promoção da diversidade", conclui o sócio da Bain & Company. 

Aprenda a evitar a discriminação no trabalho!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete