A crise gerada pelo novo coronavírus tem impactado bastante o mercado de trabalho. Em meio a esse novo contexto, a situação dos profissionais também mudou: aqueles em busca de recolocação perceberam grandes mudanças nos processos seletivos. Isso sem contar maior competitividade do mercado, pois há um número maior de pessoas disponíveis disputando pelas mesmas oportunidades. 

O primeiro passo é refletir

A Adecco traz dicas de como se preparar para esse momento. Para começar, é preciso refletir sobre carreira, bem como suas últimas experiências e pensar quais os próximos passos. Se o colaborador foi demitido, é importante se perguntar os motivos pelos quais ocorreu o desligamento. 

Após a ponderação, é vital começar a agir para as corporações entenderem sua disponibilidade. Atualizar o modelo do currículo junto ao perfil do candidato no LinkedIn é fundamental. A intenção é ter um modelo organizado, com objetivo bem definido e com as palavras chaves da área de atuação para deixá-lo mais atrativo aos recrutadores.

Você se atualizou e se manteve ativo? Isso pode ser um ponto a se destacar

Para Fernanda Baldívia, gerente nacional da Adecco Specialized, demonstrar ter se atualizado e se mantido ativo - mesmo em outra área - durante esse período desocupado é muito importante. "Participar de workshops, cursos, palestras on-line - ou presenciais, se possível - irão contribuir para obter destaque". A executiva também aconselha manter o networking acontecendo. "Retomar o contato com quem você conhece capaz de te ajudar a se reinserir é um passo indispensável".

Fernanda também cita o autoconhecimento como fator essencial no momento de pleitear vagas. "É preciso entender quais são seus diferenciais e ter segurança em citar cada um deles em horas estratégicas como a entrevista". Inclusive, para a gerente, durante o bate-papo com o recrutador, o futuro colaborador deve investir todo o seu conhecimento". 

Vídeo entrevistas? Se prepare!

O candidato deve agir com naturalidade, simpatia e firmeza. Responda todas as perguntas de forma calma, sempre pensando em ser positivo ao expor suas ideias e mostrando os aprendizados em cada desafio ao longo da carreira". Se a conversa for por vídeo, é indicado se conectar antecipadamente e, caso prefira usar fone de ouvido e microfone, fazer testes antes da chamada para evitar falhas. 

Kátia Lima, estudante de psicologia, em Campinas, busca sempre se atentar a isso ao procurar chances de atuar como estagiária. “Estou atrás da minha primeira experiência, mas fico sempre cuidadosa quanto à conexão com a Internet e sempre quando posso, testo a rede para não cair durante o diálogo”, conta. 

Informação e adaptabilidade são palavras de ordem

Ela também acha imprescindível estudar sobre a colocação aberta e a companhia contratante. “Não sei se conseguiria ser aprovada em um processo seletivo sem saber as informações completas da oportunidade ou até mesmo os valores e principais concorrentes da organização”. 

Além disso, é preciso ter ciência de como o cenário atual está bem diferente. Para Fernanda, é vital estar aberto às oportunidades e ter flexibilidade. "O mundo dos negócios está voltando a aquecer, porém, é indispensável ter consciência de como, dependendo da área, talvez não haja maneiras de se recolocar na mesma posição ocupada anteriormente. Por isso, encarar novas perspectivas e pensar sobre alternativas antes fora de cogitação pode se tornar um grande diferencial", finaliza.

Foi convocado para uma entrevista? Veja estas dicas!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe