Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
mudancas-no-recrutamento-no-pos-pandemia

Mudanças no recrutamento no pós pandemia 

Notícia | 05/10/2021

Vinícius Lima

Uma das esferas alterada de maneira súbita por conta da pandemia foi a dos processos seletivos. Mudanças radicais foram necessárias para as empresas conseguirem dar continuidade às contratações. As adaptações trouxeram aprendizados e novas maneiras de atrair talentos, impactando a forma de pensarmos esses procedimentos daqui para frente.

É preciso se atentar

Atualmente qualquer profissional em busca de recolocação precisa estar ciente dos aspectos transformados dentro do setor de recrutamento. Uranio Bonoldi, consultor em planejamento estratégico e governança corporativa, elencou as principais:

  • A seleção se tornou digital, por meio de videochamadas;
  • Muitas companhias não estão mais limitando suas buscas a regiões específicas, então a localização não é mais um problema;
  • A utilização de mídias sociais e plataformas on-line por recrutadores aumentou muito;
  • A grande maioria dos processos utiliza métodos de diversidade e inclusão.

Para se adequar à nova realidade, é fundamental estar atento às demandas e comportamentos das contratantes e dos recrutadores. Com isso em vista, Uranio traz algumas dicas para quem está buscando recolocação:

Presença virtual é imprescindível
                                                                                 
Se você não tem um perfil no LinkedIn, agora é a hora de criar um. “Caso já possua, agora é a hora de otimizá-lo. Seu cadastro deve direcionar suas duas principais posições de interesse, utilizando várias palavras-chave específicas do setor e habilidades em seu título e resumo. Você também pode utilizar a plataforma para aumentar seu networking e entrar em grupos específicos da sua área".
                                                                                 
Tente se destacar
                                                                                 
É importante personalizar seu Curriculum Vitae (CV) para atender às necessidades de cada aplicação individual, ajustando suas habilidades e realizações para destacar qualquer experiência relevante. “Isso também ajudará a fazer o CV passar pelo sistema de rastreamento usado para escanear e pontuar históricos de "favoráveis" a "desfavoráveis" com base em critérios específicos".
                                                                                 
Esteja preparado para entrevistas virtuais
                                                                                 
Certifique-se de configurar uma câmera e um microfone de alta qualidade (se seu computador ainda não os tiver). “Saiba como usar todos os programas e softwares de vídeo mais difundidos, como o Zoom, Microsoft Teams e Google Meet".

Luciana Mendes, estudante de psicologia, está em busca de um estágio e conta os meios adotados para tentar se preparar. “Eu sempre vejo algumas dicas pela Internet, mas a melhor estratégia é a informação. Quanto mais eu souber sobre a vaga, a corporação e até mesmo sobre mim, melhor vai ser”, comenta. 

Nesse sentido, o autoconhecimento é uma boa aposta. Assim, será possível traçar os objetivos da carreira e da vida com maior assertividade e descobrir, na prática, as colocações mais compatíveis com seus gostos e qualidades. Para finalizar, o especialista ressalta a importância da constância e paciência na hora de pesquisar vagas. "Lembre-se: a procura por uma oportunidade leva tempo - não importa quais sejam as tendências atuais. Se dedicar diariamente para essa busca vai fazer toda a diferença".

Gostou? Veja estas dicas para entrevistas!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete