Insegurança, falta de experiência, nervosismo… muitos podem ser os fatores capazes de atrapalhar o desempenho em uma entrevista ou processo seletivo para uma oportunidade. Esse tipo de problema atinge não apenas quem está em início de carreira, mas sim profissionais de todas as idades. Portanto, saber como se preparar para ser avaliado e ter um bom resultado é fundamental. Pensando nisso, o Nube separou uma série de dicas. Veja!

Competitividade

Um dos principais desafios destacados em todos os setores de atuação é a alta concorrência. Esse fato se dá não apenas em momentos de crise, embora nesses períodos os cenários ficam ainda mais complicados. Mesmo quando os contextos possam parecer desfavoráveis, sempre há maneiras de contornar a situação e conseguir atrair o interesse dos recrutadores.

Como se destacar?

O primeiro passo para ser capaz de se diferenciar dos seus colegas em uma seleção é exalar autoconfiança. Isso, inclusive, foi constatado em um estudo da rede social LinkedIn. Segundo o levantamento, a falta de segurança em si é o principal obstáculo para um indivíduo em busca de uma colocação.

Você está na carreira certa?

O segundo aspecto a ser considerado, tão importante quanto o primeiro, é a prática do autoconhecimento. Ou seja, explorar suas vontades, pontos fortes e de melhoria, bem como seus gostos para, então, escolher um caminho profissional congruente com sua personalidade e planos para o futuro. A partir disso, fica mais fácil saber qual tipo de vaga te atrai e desenvolver as habilidades necessárias para essa área!

O que considerar importante na busca por uma vaga?

Quando se obtém uma percepção melhor sobre quem você é, é possível avaliar com maior assertividade os aspectos considerados imprescindíveis na procura por uma oportunidade. É importante ressaltar como, neste momento, a remuneração pode não ser tão importante quanto outros critérios. Afinal, uma possibilidade com desenvolvimento de carreira ou até mesmo o desempenho de algumas atividades podem ser quesitos mais atrativos. Justamente por isso, esteja sempre alinhado com seus planos e objetivos.

Como fazer um currículo atrativo?

Um tópico fundamental para aumentar a probabilidade de conseguir ser chamado para uma avaliação é ter um bom cartão de visitas e apostar no seu Curriculum Vitae. Esse documento é, na maior parte das vezes, seu primeiro contato com o selecionador. Portanto, caprichar no português e na clareza das informações é sempre a melhor saída.

Além disso, se há mais um setor de atuação atrativo para você, é sempre bom adaptar esse CV para cada vaga, destacando os aspectos mais procurados pela empresa. Ser criativo também pode contar uma certa vantagem, principalmente para os ramos da comunicação ou envolvendo inovação!

Fui convocado para a entrevista. E agora?

Seguindo as orientações acima, suas chances de ser chamado para um contato direto com o recrutador aumentam significativamente. Porém, na hora de interagir, você está preparado? Acompanhe alguns dos pontos cruciais aos quais você precisa se ligar para ter uma boa performance:

I. Cuidado com as vestimentas: se atentar ao dresscode informado é essencial. Se é uma empresa mais tradicional, aposte em trajes sociais. Caso seja uma companhia com outra linguagem e você tenha essa abertura, vá com roupas mais confortáveis. Elegância é a chave!

II. Seja pontual: comprometimento é imprescindível, então, se a seleção for presencial, procure antes o endereço da companhia e calcule trajetos sempre contando com a chance de ocorrer imprevistos. Assim, você consegue chegar no horário e causar uma primeira boa impressão.

III. Mantenha seu celular desligado: é muito desagradável estar no meio de uma reunião ou uma apresentação e um aparelho, de repente, começa a tocar. Isso pode distrair a atenção de todos na sala e ainda causar constrangimentos. Portanto, você pode deixar o dispositivo ligado, mas certifique-se de deixá-lo sem som naquele momento!

IV. Cuide da sua apresentação pessoal: visual desleixado não é uma boa escolha, afinal, cuidar da sua aparência também é importante. Portanto, se atente a esse tópico e opte sempre por roupas limpas, banho tomado e preste atenção ao perfume: nada em excesso!

V. Conheça a empresa: visite o site ou leia mais sobre ela em jornais ou revistas. Isso te ajuda a realizar alguns testes e até mesmo a descobrir se a cultura interna é compatível com seus valores pessoais. Com isso, é mais fácil se posicionar de maneira assertiva e conseguir a contratação.

VI. Aperto de mão: a intensidade deve corresponder àquela destinada pelo entrevistador. Também é fundamental, na hora da apresentação, memorizar o nome dele ou dela para ter uma condução de diálogo tranquila dali para frente.

VII. Leve seu currículo impresso e atualizado: esse passo também é crucial e não deve ser esquecido, afinal, com seus dados de contato, muitos profissionais de RH irão chegar até você por meio desse documento!

dicas-entrevista-1
dicas-entrevista-2

Nervosismo atrapalha

A ansiedade e a preocupação sobre o desempenho podem ser grandes empecilhos. Afinal, isso pode fazer você gaguejar, não raciocinar direito e nem apresentar bons resultados nos testes ou até mesmo durante as conversas. Portanto, manter a calma é fundamental.

Técnicas de respiração, meditação e até mesmo treinar conversação na frente do espelho podem ser grandes recursos aliados nesse momento. Assim, você chega preparado para enfrentar todos os desafios à sua frente!

Estagiários e aprendizes: foquem em suas habilidades

Principalmente para quem busca chances como estagiário ou jovem aprendiz, não há, por parte da corporação, cobrança de experiências prévias. Afinal, essas modalidades têm como principal objetivo garantir aos brasileiros uma primeira oportunidade de atuar no mercado. Sendo assim, como é possível se destacar, mesmo sem grandes vivências?

A dica é simples: apostar em suas capacidades comportamentais e socioemocionais. Desenvolver a gestão de suas emoções (até mesmo para controlar o nervosismo), demonstrar empatia, saber lidar com conflitos e prazos curtos são algumas características capazes de serem treinadas.

Além disso, você também pode rechear seu CV com cursos extras, voltados à sua capacitação ou área de interesse. Existem diversas opções sem custos e on-line para você.

Veja os treinamentos gratuitos do Nube!

Como agir no dia da entrevista?

Ainda falando sobre atitudes, é importante frisar: seja você! Autenticidade é vital para o selecionador te conhecer de verdade, então deixe os medos de lado e procure sempre ser sincero consigo e para com os outros. Veja as orientações:

I. Olhe nos olhos dos seus ouvintes: para estabelecer uma conexão entre emissor e receptor de uma mensagem, aposte sempre em uma linguagem corporal confiante. Não fique cabisbaixo ou se sentindo diminuído, essa é a hora de mostrar o seu valor!

II. Jogue fora chicletes e balas: ficar mascando algo enquanto conversa na entrevista pode distrair os profissionais e os colegas, então certifique-se de não estar com nada na boca.

III. Conte os resultados de trabalhos acadêmicos ou voluntários: esse tipo de vivência pode ser um diferencial. Afinal, elas podem te acrescentar uma formação pessoal imensa. Muitas corporações valorizam esses temas!

IV. Intercâmbios e esportes coletivos: essas passagens também contam positivamente. Fale sobre eles, sempre destacando como foi a experiência ao trabalhar em equipe ou conhecer novas culturas.

V. Seja objetivo e utilize o português correto: para garantir uma comunicação assertiva, aposte sempre no uso correto da nossa língua. Gírias e uma abordagem informal são destinadas para momentos mais descontraídos. Portanto, se atente para fazer bonito!

VI. Evite conversas paralelas: ficar conversando com os companheiros durante o processo pode mostrar desrespeito com quem está falando ou até mesmo tirar o foco do andamento da seleção. Portanto, fique atento e espere momentos de pausa para interagir sem preocupações.

VII. Tenha ética: esqueça comentários negativos e informações confidenciais sobre pessoas ou empresas. Isso pode pegar mal!

VIII. Evite questionar sobre remuneração no primeiro contato: embora o pagamento possa ser importante, mostre interesse genuíno na empresa como um todo, na vaga e em suas especificações. O salário ou bolsa-auxílio será discutido, mas não logo de cara.

IX. Use o bom senso e o bom humor: simpatia e respeito são a combinação perfeita para interagir com as pessoas, não só no contexto profissional. Portanto, aposte nesses tópicos para ter um diferencial ainda maior!

X. Controle a ansiedade: aquela dica de respiração e preparo vale aqui também, seja o mais natural possível.

XI. Durma bem na noite anterior: principalmente para evitar uma expressão de cansaço e até mesmo a desatenção em momentos inoportunos.

como-agir-no-dia-da-entrevista

Como falar sobre você?

Outra dúvida para muitas pessoas é saber como falar sobre si. Aqui, é importante sempre valorizar suas capacidades, ser honesto quanto aos pontos fracos e não mentir! Nada de querer enfeitar seu currículo com experiências das quais você não participou ou destacar habilidades as quais você não domina.

Dicas finais

Quer ter uma carreira de sucesso? Então acompanhe nossas indicações:

I. Seja objetivo: visualize seus desejos e coloque já suas ações em prática

II. Atenção às suas decisões: elas refletem resultados no dia-a-dia.

III. Seja positivo: julgue-se menos, ame-se mais!

IV. Tenha humildade: o processo de aprendizado é contínuo para todos nós.

V. Aumente seu networking: faça amizades com pessoas de interesses profissionais próximos aos seus. Prefira quem tem caráter e valores sólidos.

VI. Estude e leia sempre: o verdadeiro campeão trabalha em equipe e contribui para o crescimento das pessoas ao seu redor.

VII. Esteja conectado: procure jornais e revistas de gestão e negócios.

VIII. Autoconfiança: aprenda técnicas para projetar sua imagem profissional.

dicas-finais

Cadastre seu currículo aqui, concorra às vagas e acesse nosso conteúdo digital para auxiliarmos na sua carreira. O Nube acredita em seu potencial! Já está preparado para a entrevista?

 
 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe