Após um período de quase dois anos de muitas incertezas e dificuldades, o mundo corporativo vai retomando suas tarefas. A pandemia mudou as relações, principalmente, entre colaborador e empregador. Foi preciso desenvolver metodologias e estratégias voltadas à experiência dos funcionários, atuando de sua própria casa. Hoje, o mercado aderiu ao uso da videoconferência para quase tudo, foram diversas reuniões, treinamentos, integrações, celebrações, tudo a distância.

Com a vacinação avançando no país, a rotina da população e a economia vão voltando aos poucos. No entanto, o período criou o tão falado “novo normal” e possibilitou ou contribuiu na aceleração de mudanças nos mais variados setores. Conheça quais transformações devem ser incorporadas em áreas como, educação, saúde, publicidade, entre outras.

As mudanças no mundo corporativo

O desenvolvimento de softwares e sistemas, os novos procedimentos, benefícios e até o repasse do comando de controle do RH ao time colaborou positivamente para manter a ordem das equipes. Talvez o medo de perda de rendimento e a falta de controle total sobre o servidor em casa, fez as empresas priorizarem esses cuidados.

No retorno isso continuará sendo uma prioridade? O gerente de operações na Bematize, Thiago Américo, responde. “Nada será como antes, inclusive, vários especialistas já falaram isso na mídia. A autonomia já está enraizada nas veias dos indivíduos, aliás, foram quase dois anos em casa. Ele já entende a importância de suas entregas, por esse motivo, podar isso pode comprometer seu rendimento. Se no início, as companhias desenvolveram estratégias, agora também será essencial.”

As corporações deverão reforçar, por meio de treinamentos, a sua cultura, a diversidade e o trabalho em equipe principalmente. Antes de pensar em um possível regresso, deve-se analisar qual a sua realidade e o melhor modelo a seguir. Algumas já estão preparadas para o retorno presencial, umas devem começar pelo híbrido e outras devem manter o on-line. Independentemente do modo, a preparação deve ser levada em consideração.

Transformações em outras áreas

Educação:

A rotina da sala de aula passou a ser acompanhada pelas famílias. A tecnologia permitiu aos pais ou responsáveis estarem ao vivo junto com seus filhos. As escolas se digitalizaram e, mesmo com a volta presencial, algumas práticas serão adotadas permanentemente. O diretor geral da rede de colégios Luminova, Nathan Schmucler, comenta: “fazíamos um evento presencial no encerramento de trimestre para apresentar os projetos realizados pelos alunos, mas, com o isolamento social, aperfeiçoamos nossa plataforma digital para todas as unidades da nossa rede se envolvessem com os pais de uma forma fácil. Mesmo com o retorno, nossas cerimônias virtuais continuarão acontecendo, pois permite uma possibilidade de escolha, assim como os discentes poderão ter seus projetos consultados fora daquele momento no colégio”.

Saúde:

Alguns setores, mesmo nos momentos mais críticos da crise, não puderam parar, como o segmento da saúde. No entanto, o atendimento a distância foi favorecido em virtude da quarentena e deve permanecer mesmo após o controle da Covid-19. Foram adotados processos como um canal para os pacientes tirarem dúvidas ou fazerem uma primeira triagem. Segundo a base de dados da Home Angels, 80% dos casos conseguem ser solucionados rapidamente apenas por telefone ou com a visita do médico.

Publicidade:

Se com as restrições de circulação de pessoas as mídias com outdoor perderam alcance, algumas entram dentro das casas e se mostraram altamente eficientes e chamaram a atenção de grandes anunciantes. Um exemplo é a rede de publicidade em saco de pão, PremiaPão. Ela está fechando contratos com indústrias, empresas de telefonia, redes de academia e até prefeituras. Em 2021, a estimativa é alcançar 4,7 milhões de embalagens distribuídas.

Portanto, as nossas rotinas serão bem modificadas daqui para frente. Dessa forma, é fundamental estar adaptado e por dentro das novidades. Seja na sua residência, no emprego ou na escola. Nesse momento de dificuldade, surgiram diversas soluções e facilidades para serem utilizadas de hoje em diante.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe