Quando o despertador toca, você fica animado e empolgado para executar as tarefas do dia ou percebe uma dor de cabeça começando só de imaginar os conflitos a surgir na empresa? Levando em consideração essa realidade, você acredita que o seu local de trabalho é saudável?

Essas indagações são feitas por Guilherme Santos, especialista Full Stack na linguagem Ruby on Rails. Para ele, as respostas para essas perguntas podem fornecer insights poderosos sobre como criar um escritório, mesmo virtual, tranquilo e capaz de promover os valores e culturas de uma corporação. "Passamos a maior parte do dia voltados à ocupação profissional e, quando somos contratados, criamos expectativas em relação a ela”, expõe. 

Para garantir a perfeita execução das demandas, é essencial contar com uma atmosfera harmoniosa. “No entanto, quando as condições não são favoráveis, influenciam diretamente no humor do colaborador, tornando a rotina mais difícil e cansativa. Em consequência, o cotidiano não é tão produtivo como deveria”. 

Mariana Resende se considera sortuda. Ela estagia na área administrativa, em Osasco e conta estar em um lugar ótimo para se atuar. “Logo minha primeira experiência no mercado já está sendo mágica, desse jeito vou ficar mimada”, brinca. “É muito bom ter uma boa relação com os colegas e chefes, como também de perceber a preocupação da marca comigo e com todos”, conta. 

Como garantir isso?

O meio empresarial conta com muitos fatores até atingir o sucesso e, para isso ocorrer, é importante fazer alguns investimentos. “Desde os cargos mais baixos aos mais altos da empresa. Uma das aplicações mais importantes para o crescimento do negócio é a preocupação com a qualidade do ambiente”.

Quando as empresas viram seus times felizes e motivados como capazes de produzirem mais e melhor, a preocupação com o bem-estar no contexto organizacional passou a ganhar destaque e atenção. “Diante da relevância desse assunto, fica claro a importância de atentar-se ao clima no  seu empreendimento para mantê-lo construtivo”.

Empresas inovadoras como Google, Apple e Microsoft investem em salas dinâmicas e espaços de descontração. “Dessa forma, as pessoas podem passar um tempo, relaxar e, quando voltarem às suas atividades, estarão mais revigoradas e dispostas”, compartilha o especialista. 

Esse tipo de estratégia impacta no desenvolvimento da criatividade, oferecendo flexibilidade nos horários de labor, melhorando a comunicação interna, concentração, produtividade e reestruturando emocionalmente aqueles atuando diretamente com o público. “Quando uma companhia decide focar na comunicação entre funcionários e superiores, promover segurança e saúde, alinhando com sustentabilidade, fica mais fácil alcançar um ambiente saudável”.

A importância desse tema

Esse tipo de ação não é importante apenas para os gestores em busca de times de alta performance. “Também é fundamental para os próprios profissionais com o desejo de evoluir e crescer em suas carreiras”. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), esse quesito é importante por três razões:

  1. Tratando-se de ética empresarial, é fundamental as staffs se sentirem à vontade em suas posições;
  2. Qualquer empreendedor está ciente de como a felicidade dos indivíduos se reflete em suas entregas. Portanto, se queremos melhores resultados, o conforto é essencial;
  3. Por lei, respeitar o trabalhador é avançar na legalidade, ainda mais porque os direitos humanos não são apenas um conceito moral e ético.

Santos finaliza dizendo: “boas condições, desenvolvimento de relacionamentos e o cumprimento das leis são algumas das ações responsáveis por trazer mais prazer em pertencer a um quadro de pessoal”. 

Você sabia que a motivação é inerente aos bons resultados?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe