Ter o próprio negócio é um dos principais sonhos do brasileiro. De acordo com uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada pelo Sebrae e Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQR), empreender ocupa o quarto lugar na lista de desejos, ficando atrás de comprar uma casa, um carro e viajar.

Cenário desafiador criou ideias inovadoras

Com o aumento no número de desempregados, devido à crise causada pelo coronavírus, empreender tem sido a alternativa para várias famílias brasileiras. No entanto, colocar uma ideia em prática pode ser difícil e, por isso, é requerida muita força de vontade, coragem e ousadia.

Essa opção para a trajetória profissional é explicada pelo professor e mestre, Jean Cavaleiro, coordenador dos cursos da área de Ciências Administrativas e Negócios da Cruzeiro do Sul Virtual. Ele aponta como milhares de cidadãos sem ocupação fixa viram no empreendedorismo a solução para a falta de oportunidades no mercado. “Somente de maio a agosto do ano anterior, mesmo em meio a quarentena, cerca de 800 mil novos negócios foram inaugurados”, expõe.

Contando apenas os regularizados, estima-se um crescimento de 6% a mais em relação aos primeiros quatro meses do mesmo ano. Os dados são da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM). O levantamento também mostrou como aproximadamente 25% da população adulta estará envolvida na abertura de uma organização ou naquelas com até três anos e meio de atividade.

Marcos Oliveira é estagiário de administração e conta ter entrado na faculdade já com ideias para criar um CNPJ e atuar como líder. “No ensino médio, tive o privilégio de participar de oficinas e elas me despertaram o interesse no assunto. Quanto mais estudo, mais vontade tenho de criar uma empresa”, conta.

Para ajudar quem quer começar, a MeuVizinho.me, primeira rede social de consumo local do Brasil, listou os primeiros passos. Veja:

Avalie o mercado

Após ter noções sobre qual é o seu projeto, o primeiro passo é avaliar o mercado ao qual se pretende lançar: quais são as principais oportunidades? Ameaças? Concorrentes? Qual o diferencial perante a concorrência já existente? Todas essas perguntas devem ser respondidas de maneira muito sincera, para embarcar nessa jornada sabendo as principais fortalezas e fraquezas do seu empreendimento.

Defina objetivos

Qual o escopo, o que pretende fazer e onde quer chegar? Tendo essas respostas muito bem definidas, você conseguirá montar e trabalhar um passo a passo exato. Além disso, é importante já deixar pré-estabelecidas as metas trimestrais ou semestrais para não perder o foco.

Público-alvo

Tenha em mente qual o público a ser atingido, pois, assim, é muito mais fácil obter sucesso e resultados positivos rapidamente. Pesquise, se aplique e descubra quais são as necessidades do seu alvo, para estabelecer o melhor discurso e argumento de venda.

Invista no on-line

Nem sempre quando se inicia uma empreitada existe verba disponível para o marketing digital. No entanto, é possível começar devagar, criando uma página no Facebook ou Instagram, por exemplo, produzindo conteúdos diferenciados. Isso por si só já pode chamar a atenção das pessoas.

Outra dica bacana é se cadastrar na plataforma MeuVizinho.me. Nela, você divulga os seus produtos e serviços para todas as pessoas em um raio de 12 km de distância de maneira totalmente gratuita.

Tenha um planejamento financeiro

Começando com pouco ou muito dinheiro, é importante planejamento: saber exatamente quais são as prioridades, o máximo possível a ser gasto com cada ação e, o mais importante, até quando você consegue ir só investindo, antes de começar a efetivamente ter lucros. Para isso, é essencial estudar e conhecer bem o ramo de atuação e a sua concorrência.

Comece!

Pare de procrastinar e não deixe o seu sonho para o mês seguinte, para daqui a seis meses ou próximo ano. Começar já é um grande desafio. Quanto antes fizer isso, mais cedo atingirá o êxito. Com o tempo e a experiência, fica mais fácil fazer ajustes, melhorar e otimizar processos.

Seguir seus sonhos e vontades é essencial. Análise, conhecimento, foco, determinação e motivação são as grandes palavras chave para qualquer caminho escolhido para seguir. Conte sempre com o Nube, pois acreditamos em seu potencial.

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