Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
cinco-dicas-para-se-tornar-um-verdadeiro-lider

Cinco dicas para se tornar um verdadeiro líder 

Notícia | 16/08/2021

Vinícius Lima

Saber liderar uma equipe exige conhecimentos além daqueles oferecidos em salas de universidades e das matérias aprendidas durante as graduações. A gestão de pessoas se trata de uma responsabilidade enorme e o comportamento do líder reflete diretamente no engajamento da equipe e, consequentemente, em seus resultados.

Por isso, empresas humanizadas e grandes CEOs e líderes do mercado investem cada vez mais emb autoconhecimento. A prática está em alta e ajuda aqueles na coordenação ou em qualquer outro cargo a entrar em contato com a própria essência. Assim, é possível entender com clareza quais atitudes tomar e obstáculos a superar para se tornar um ser humano melhor, tanto profissionalmente, quanto na vida pessoal.

Esse tipo de estratégia também aproxima quem supervisiona os seus subordinados. Melissa Soares, estudante de engenharia, no Rio de Janeiro, também acredita nisso. Para ela, ter uma boa relação com quem a gerencia no estágio é um grande pilar para atrair bons resultados.

Ainda de acordo com a estudante, a sinergia também deve existir com os colegas. “Eu preciso me dar bem com todos ao meu redor. Isso não implica necessariamente em me tornar melhor amiga de todos, mas sim de ter uma relação de confiança e de apoio, afinal, nós todos estamos em busca dos mesmos objetivos: apresentar resultados”, explica.

Sendo assim, gestores com essa expertise têm em mãos um verdadeiro diferencial. "Aqueles com o desejo de liderar, precisam ter coragem para se olhar e humildade para reconhecer quais características melhorar e quais são seus gaps. A prática é uma jornada sem fim e dói, mas é necessária", aconselha Greice Ciarrocchi, especialista em Relações Humanas (RH) e CEO da CCS Tecnologia e Serviços SA.

Ela, inclusive, lista cinco dicas para garantir o sucesso das empresas e equipes. Veja:

1. Seja um líder e não um chefe

A diferença entre esses dois ocorre porque o segundo, normalmente, está muito mais voltado para si em relação ao seu time. Ele vive no ego, buscando reconhecimento e preocupado em mostrar como ele é o melhor, com seus próprios interesses e metas pessoais. Enquanto isso, o líder é quem já passou dessa fase de provar algo para ele mesmo e para os outros. Ele é seguro de si, humilde e admite não saber de tudo e, por isso, sempre está disposto a aprender.

2. Faça diferente

A gestão precisa se destacar, mostrar comprometimento e entregar bons resultados. Para isso, ela precisa contar com disciplina, ética e persistência, valores capazes de vencer o talento e o ego, ajudando quem está focado a realizar e persistir, enquanto mostra todos os seus diferenciais. "Outro ponto importante é a capacidade de criar conexões e de se relacionar", complementa a empresária.

3. Identifique padrões familiares

Muitas vezes, seguimos as mesmas ações e escolhas dos nossos parentes, apresentando muita dificuldade de fazer diferente. Isso pode tornar impossível mudar um padrão de fracasso, por exemplo, repetindo histórias de quem veio antes na sua árvore genealógica. Isso tudo acontece inconscientemente, claro.

4. Perdoe

Cada um tem um nível de consciência e julgar a posição do outro não vai fazer ninguém melhor. Todos realizam o melhor possível dentro dos recursos e da consciência obtidos no momento. Sendo assim, perdoe. Isso fará você se sentir mais livre para seguir em frente e também poder focar nos seus objetivos. "Quem fica remoendo o passado acaba focalizando a energia no lugar errado e, assim, dificilmente consegue exercer seu papel. Nossas relações refletem nosso interior. Por isso, é preciso curar traumas e dores do passado para se viver no presente", aponta.

5. Vire a página e siga em frente

Após seguir a última orientação, surge a capacidade de virar a página. "Eu acredito muito em como nossa vida exterior é reflexo do interior. É importante ser capaz de virar a página e aceitar o passado”.

A especialista finaliza defendendo como os líderes são espelhos. “Se eles estiverem vivendo seu propósito e inspirando outras pessoas, por meio de atitudes conscientes, o impacto positivo é gigantesco. Essa é a base e a estrutura do nosso treinamento exclusivo, o qual vem nos ajudando a fortalecer a cultura organizacional, além de sentir os colaboradores mais felizes e engajados".

Como motivar sua equipe?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete