Nunca foi tão desafiador ser um líder em uma empresa como neste período de coronavírus. O cenário é de incertezas e medo. Ao mesmo tempo, é necessário adequar o mundo do trabalho e a comunicação a realidades como o home office ou grupos virando dias trabalhando em rotinas exaustivas.

A posição de gestor é algo extremamente complexo, ainda mais agora por conta do coronavírus. Infelizmente, ainda se tem muita confusão entre qualidade técnica e capacidade de liderança. A partir daí, surge um grande problema, principalmente em situações de maior instabilidade.

Constantemente se observa os supervisores acumulando obrigações em função da dificuldade de delegar. "Direcionar as atividades em uma corporação requer muita dedicação do profissional, independentemente do tamanho do negócio. Por isso são necessários constantes treinamentos e capacitações com pontos comportamentais”, explica o diretor financeiro e de RH da Farmarcas e Febrafar, André Costa.

Esse obstáculo se reforça em relação às organizações pequenas. Afinal, nelas, “quem tem a liderança ainda é muito próximo das atividades no dia a dia e principalmente no trabalho remoto, onde, muitas vezes, não se tem ferramentas nem métricas", compartilha o especialista.

Normalmente, nesses empreendimentos, o proprietário ou chefe é responsável por diversas incumbências. Porém, quando a entidade enfrenta impasses, quem se mantiver ocupando várias funções pode encontrar mais dificuldade, gerando um grande desgaste para o profissional e até para a equipe.

Assim, como delegar para alguém de confiança? Veja pontos detalhados pelo diretor, capazes de ajudar nesse processo:

• Tenha consciência da necessidade - O primeiro ponto é ter a certeza da necessidade de direcionar as tarefas para conseguir gerenciar o negócio com eficiência. Planejar as ações e colocar um responsável por projeto e/ou atividade é essencial para o sucesso. É preciso desenvolver o espírito empreendedor e incentivar isso nos colaboradores para qualificar a maneira como se administra a corporação.

• Equipe correta - Não existe grande líder sem excelentes profissionais, assim, um dos aspectos fundamentais para os bons resultados é a capacidade de montar uma equipe eficiente. Para evitar a sobrecarga, é preciso entender como organizar as obrigações de acordo com as qualificações de cada um.

• Entenda como se tornar um gestor eficiente - É preciso conhecer a si e a seus liderados para poder identificar quais execuções devem ser suas ou de outra pessoa. Essa capacidade de entender as aptidões contribui não apenas para aliviar o cotidiano, mas, principalmente, para garantir melhores entregas.

• Confie nas pessoas - A confiança no time é primordial para esse processo funcionar, afinal, não é possível dar conta de tudo sozinho. É preciso ter em mente como o operacional deve ser passado a terceiros. Quem coordena deve ter a atenção no planejamento de outros projetos estratégicos e focar no desempenho dos resultados.

Lúcio Oliveira, estudante de recursos humanos no Rio de Janeiro, acredita ser imprescindível ter uma conexão aberta com quem o supervisiona e com o restante dos colegas. “A gente precisa sempre de diálogo e de uma conexão aberta para poder atuar com excelência”, conta.

• Capacite seus funcionários - Outro tipo de atitude capaz de contribuir é dividir a carga de labor. Com isso o gestor consegue dedicar parte do seu tempo para ensinar os colaboradores a realizar algumas ocupações. Isso demonstra interesse no líder pelo desenvolvimento dos grupos e pode ajudar na identificação das pessoas com postura pró ativa e mais comprometidas.

Evitar a centralização das atividades é essencial para o desenvolvimento de qualquer organização. “Quando o gestor trabalha verdadeiramente lado a lado com seus subordinados, consegue melhorar a qualidade dos resultados, facilitando no combate de crises", finaliza André Costa.

Como ampliar a produtividade?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe