Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-otimizar-o-tempo-na-realizacao-de-tarefas

Como otimizar o tempo na realização de tarefas? 

Notícia | 11/08/2021

Vinícius Lima


Gerenciar o relógio para produzir mais é o objetivo de todo profissional em busca de crescimento e reconhecimento em seu local de trabalho. Contudo, muitas vezes, acabamos nos deparando com dificuldades na rotina responsáveis por ocasionar a improdutividade, prejudicando o próprio desempenho.

Com a pandemia do Covid-19, a qual impôs medidas de restrição à circulação e aglomeração de pessoas, boa parte dos profissionais ativos no Brasil exerceram suas incumbências de forma remota. Essa modalidade, embora bem vista, demanda ainda mais organização para a realização das tarefas.

Juliana Tavares, estudante de administração em Campinas, conta ter enfrentado dificuldades logo no início da crise sanitária com seus afazeres acadêmicos. “Me senti perdida por uns bons meses, mas quando comecei a estagiar encontrei métodos para não ficar atrapalhada”, conta.

De acordo com ela, organização é uma peça chave para apresentar bons resultados. “Sem ela, eu não seria nada”, brinca. “Por isso eu uso alguns aplicativos e tento sempre anotar quais as prioridades em cada dia, porque assim eu não me perco e consigo fazer tudo de maneira programada”.

Guilherme Baumworcel, fundador e CEO da startup Rupee, é especialista nesse assunto. “A otimização do tempo na execução de atividades pode ajudar a garantir mais eficiência nas entregas, melhorando o clima da equipe. Não é nada impossível de ser aplicado, basta apenas uma boa administração e dedicação”, comenta.

Para ajudar o profissional em busca de mais precisão quanto a esse aspecto, Baumworcel elencou cinco dicas. Veja abaixo:

Estabeleça metas

O start é a definição de um ou mais escopos e um prazo para concluí-los. “Podemos iniciar com pequenos objetivos diários, semanais ou até quinzenais. É importante estabelecer o momento limite para eles serem alcançados. Aos poucos, você consegue aproveitar a sensação de dever cumprido dentro do período e poderá se desafiar a diminuir o estipulado ou dobrar sua meta. Isso vai te engajar mais dentro das obrigações”, explica o CEO.

Crie um cronograma nivelado

A rotina implica em realizar atribuições diversas vezes em um ou vários dias. “Isso pode passar uma sensação de desânimo por estar sempre naquele ponto ou realizando determinado dever, é importante criar um cronograma nivelado”, comenta o especialista.

Persistência e determinação

Não podemos confundir persistir com insistir. “Persistência é ir além, é mudar os meios ou formas de realizar algo para chegar ao resultado desejado. É encontrar o erro ou o problema, solucioná-lo e continuar a atividade. É preciso ser assim, criativo e inovador no dia a dia”, explica. Para ele, é importante não se entregar para a desistência ou procrastinação. Com a perseverança, você passa a adquirir expertise e começa a executar tarefas de forma mais simples, objetiva e rápida, sem perder a qualidade.

Utilize tecnologias e metodologias de gestão

Se uma ajuda é sempre bem-vinda, a tecnologia e a metodologia ágil podem contar muito nessa hora. “Existem várias ferramentas e estratégias desenvolvidas para garantir uma melhor gestão e controlar os processos de cada etapa da entrega. Vale a pena pesquisar mais sobre elas e de qual forma pode aplicá-las em seu cotidiano”.

Imprevistos acontecem

Precisamos e podemos nos prevenir de algumas situações, mas outras não. “Imprevistos acontecem sempre. É importante reconhecer como podemos ter problemas pelo caminho e precisamos enfrentá-los. Faz parte da nossa construção reconhecer os impasses e tentar se programar quando for possível”, conclui Baumworcel.

Para o especialista, separar as obrigações e estabelecer um cronograma pode ajudar o profissional a disfarçar essa repetição e torná-la mais atrativa. Outro detalhe é destacar as importâncias delas pelo prazo, complexidade na realização ou níveis de urgência, entendendo o valor e a relevância de cada uma.

Organização é importante?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete