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A importância da gestão de tempo para um profissional  

Notícia | 17/05/2024

Gabriel de Carvalho

Gerenciar o tempo mediante as tarefas é fundamental para exercê-las de modo eficaz. O mundo dos negócios é imparável, por isso, otimizar suas atividades é um grande avanço tanto para a empresa, quanto para sua vida pessoal. Quer saber mais? Acompanhe nesta matéria, como ter sucesso na gestão das suas funções corporativas.

Muitas vezes, com a alta demanda, liga-se o modo automático. Isso traz obstáculos não apenas para a instituição, mas também para o próprio colaborador, passando a ter problemas na organização de suas requisições e colidindo com responsabilidades fora do ambiente empresarial. Assim, o funcionário necessita ficar até mais tarde no serviço, trabalhar fora do horário de expediente, reorganizar-se quando chegar em casa e tudo são reflexos da falta de gestão.

Segundo a pesquisa realizada pelo Nube - Estagiários e Aprendizes, sobre como controlar o seu tempo, 55,35% das pessoas responderam conseguir, sempre sobrando espaço para mais afazeres, outras 36,62% disseram sobre a necessidade de ter mais domínio, 5,31% não conseguiram administrar e faltam horas para concluir seus objetivos, por fim, 2,44% nunca obtiveram o controle das atribuições.

Planejar-se para atender as necessidades da liderança é primordial para se moldar ao tipo de serviço e se firmar no local. “Ter um cronograma e priorizar algo de mais relevância é um excelente início para essa entrega. Outras incumbências surgem no cotidiano, mas quando temos uma agenda ordenada, seguimos o planejamento corretamente, o dia se torna produtivo e temos um respiro para analisar como poderemos cumprir com o envio dos projetos”, revela Renata Blumtritt, Analista de treinamento e desenvolvimento do Nube.

A coordenação não é apenas para as questões materiais ou ferramentas constantes, mas envolve a percepção dos colaboradores. Por isso, a instituição pode auxiliar nesses quesitos para, futuramente, ter uma equipe com responsabilidade, excelência nos prazos e psicologicamente focada em suas atribuições.

Como empresa, desenvolver o time é impreterível, pois cria-se um local prestativo. “Acredito ser um diferencial capacitar-se em ferramentas para a administração. A consciência das suas atividades, dominar o fluxo dos compromissos e ter relacionamentos de confiança com seus gestores e colegas são essenciais”, completa Renata.

Quais benefícios traz a gerência do seu tempo?

Além de agregar na sua vida pessoal, traz diversos benefícios ao longo da sua caminhada laboral. Citaremos alguns deles!

Eficiência: um bom controle permite a você mais produtividade na realização dos ofícios. 

Priorização: definir as prioridades são formas para concluir as ocupações mais urgentes. Assim, isso garante o seu foco nas demandas com mais necessidade de empenho.

Redução de estresse: a má condução pode trazer malefícios a sua saúde como preocupações, sobrecarga de trabalho, ansiedade, pressão. Por isso, coordenar-se de forma eficaz, ajuda a reduzir esses sentimentos ruins. 

Tomada de decisão: deve haver uma análise e cuidado para essas resoluções em um ambiente com necessidade de tomadas de decisões assertivas e pensadas.

Qualidade no trabalho: quando você separa os deveres e divide por prioridades, sua rotina de trabalho passa a ser menos rigorosa e mais leve. Com isso, organizando os encargos, você passa a fornecer o serviço com melhor qualidade.

A tecnologia pode auxiliar na gerência das tarefas, algumas ferramentas são cruciais para desenvolver com mais eficácia suas demandas. “É fundamental, na minha opinião, contar com uma agenda organizada, a do Google cumpre bem esse papel e tem a vantagem de adicionar lembretes no celular. Além disso, o Google Keep serve também para anotações rápidas e de fácil acesso”, aconselha Vitor Alves, Supervisor de prospecção do Nube.

Por fim, é indispensável para um bom profissional saber se estruturar para não se evidenciar apenas na empresa, mas crescer no âmbito, sendo relevante em oportunidades futuras. “O destaque é atribuído a capacidade de se organizar e, com isso, entregar um trabalho com valor agregado. Na hora certa, você não prejudica os pares de trabalho e dá espaço para o indivíduo atender outras demandas, gerando crescimento dentro de uma corporação”, completa Vitor.

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