Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-poder-do-autoconhecimento

O poder do autoconhecimento 

Notícia | 05/08/2021

Vinícius Lima

Quão bem você se conhece? Sabe quais são seus desejos mais profundos? Ter noção de suas limitações, maiores qualidades, fraquezas, gostos, vontades, sonhos e etc. é fundamental para a vida. No contexto profissional, explorar isso pode garantir passos mais assertivos para a carreira e chances de, de fato, trabalhar com algo capaz de te dar prazer. Portanto, entenda mais sobre o poder desse campo para a sua caminhada nesta matéria do Nube!

Maurício Carvalho, estudante de psicologia em Ribeirão Preto, é um exemplo de quem vê a relevância desse tema. “Eu preciso saber, principalmente, onde quero chegar, mas para isso quero entender minhas motivações e coisas capazes de me dar estímulo”, explica o universitário.

De acordo com Luzia Costa, empreendedora e CEO do Grupo Cetro, autoconhecimento é a investigação de si. “Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo. Precisamos saber como é libertador entender nossas necessidades, crenças, desafios e medos”, compartilha a especialista.

Tudo isso faz parte do processo de crescimento e, portanto, não devemos sentir culpa ao nos depararmos com algumas situações encontradas dentro de nós. Afinal, de acordo com a empreendedora, “são exatamente elas as responsáveis por nos fazer ver as coisas de forma diferente”.

Por isso, ela separou uma lista sobre a importância de se atentar a esse aspecto. Veja:

1. Entenda o seu subconsciente

Existe um poder dentro de cada um de nós e ele é acionado pelo pensamento. O livro "O poder do Subconsciente" fala muito sobre isso. “Precisamos tomar cuidado para não alimentar raciocínios capazes de nos levar a desacreditar de nós mesmos. Muitas vezes eles são tóxicos e nos conduzem até a vermos em doenças não existentes. Exemplo: você sente uma dor no peito e alguém fala sobre a possibilidade de ser uma patologia cardíaca e o nosso psicológico já leva para algo sério”, explica. Entretanto, quando se descobre o diagnóstico correto (às vezes não é nada demais), a dor passa.

2. Mude a forma como você enxerga o mundo

Você vai ser menos condenador, vai entender a forma do outro lidar com as emoções como diferente da sua. Assim, também “será possível encarar os problemas de frente porque também não estará preocupado em ser julgado”.

3. Aprenda a viver na realidade

A clareza de pensamentos te permite ser mais realista com a vida. Os sentidos são mais reais, os fatos se tornam mais relevantes, porque você tem certeza de quem você é.

4. Tenha suas próprias escolhas

Muitas vezes não escolhemos por nós, mas pelo outro. Somos influenciados a copiar as atitudes das pessoas porque não temos clareza dos nossos pensamentos.

5. Melhore sua autoestima

Quem você é não tem a ver com os padrões previamente estabelecidos pela sociedade, mas sim com os valores os quais carrega.

6. Tenha equilíbrio

Equilíbrio do corpo, mente e espírito. “Sabemos o quanto a base desse tripé é importante”, comenta a especialista.

7. Se sinta importante

Você vai enxergar seus valores, ninguém vai precisar te falar mais quem é você, porque isso vai estar muito claro.

8. Admire mais as outras pessoas

Porque não busca mais padrões, você procura conhecer e entender quem de fato os outros são.

9. Aprenda a falar não

Quando se tem clareza dos fatos, também temos uma visão ampla das respostas e atitudes a serem tomadas. “Isso nos tira a insegurança de dizer não para as pessoas”, complementa a CEO.

10. Libere as pessoas

A insegurança por vezes nos limita a deixar quem temos à nossa volta livres. “Não permitimos nossos filhos tomar decisões, nossos parceiros não podem sair sozinhos por medo de traição. Também não delegamos tarefas, porque não achamos as pessoas capazes de fazer, tudo isso porque, de fato, não sabemos quem nós somos”,

Por isso, explorar suas características, qualidades, defeitos ou pontos de melhoria, bem como ambições e gostos pode ser um fator de muitas transformações na qualidade de vida. Siga esses pontos citados acima e coloque-os em prática!

Autoconhecimento é importante?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete