Quão bem você se conhece? Essa é uma pergunta chave para quem quer ascender profissionalmente ou ter destaque em um processo seletivo. Afinal, saber sobre suas forças e aspectos de melhoria é imprescindível para entender quais passos pode dar em sua trajetória. Saiba mais nesta matéria do Nube!

Apesar dos benefícios relacionados a entender suas capacidades, explorar o autoconhecimento promove mais segurança para a tomada de decisões. Quem defende isso é a coach de vida e carreira, Larissa Zeber, de São Paulo. “Esse é um grande diferencial para quem está em início de carreira, pois por meio dessa descoberta, é possível usar seus pontos fortes a seu favor”, explica.

“Fazer escolhas de maneira consciente é um desafio, mas quando você entende suas habilidades e competências, isso se torna mais fácil”, continua. “Você passa a ter ciência de todas as peças do seu quebra-cabeça para encaixá-las da melhor forma na identificação dos seus próximos passos”, pondera.

Para Larissa, leituras, reflexões e treinamentos são excelentes caminhos para promover descobertas sociais. “Contar com um profissional capacitado para alavancar essa busca é uma excelente alternativa”, indica. Como benefício, os caminhos pelo mercado de trabalho ficam mais claros. “O êxito vai totalmente ao encontro de quem você é e suas vontades”, conclui.

Maria Fernanda Justino cursa direito na Faculdade de Campinas (Facamp) e estagia na aŕea. Para ela, quem não dá atenção a esse assunto tende a ser deixado para trás. “Se não souber lidar com minhas características, dificilmente estarei aberta a críticas, opiniões e pensamentos distintos dos meus”, diz.

Por isso, a universitária afirma: “quando trazem os pontos negativos ou de correção, a carga de conhecimento adquirido tem uma construção mais sólida”, constata. “É essencial saber suas limitações, principalmente porque poderá desenvolver seu trabalho da melhor maneira, evitando comparações com outros colegas”, finaliza.

Desse modo, entender quais são suas aptidões é indispensável para conquistar seu espaço perante à competitividade. Portanto, o Nube te desafia: liste três qualidades e três defeitos seus e comente em nossas redes sociais!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe