Segundo pesquisa do Great Place to Work realizada em 2020, funcionários felizes são 12% mais produtivos e proporcionam lucro financeiro até três vezes maior para a empresa. Ou seja, quanto mais engajado o time, mais a companhia cresce. Então, como anda a sua organização nesse sentido?

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Muito se fala sobre o employer branding - investir no público interno. Ele tem o objetivo de captar bons profissionais e ficar ainda mais competitivo e em destaque no mercado. Afinal, uma coisa leva a outra. Contudo, como fazer isso na prática?

Sendo assim, o co-fundador do Férias & Co, Bruno Carone, listou algumas dicas para manter a motivação do staff e, assim, obter sucesso. Veja:

1 - Invista no descanso e saúde mental dos colaboradores
Saúde mental tem sido um dos temas mais discutidos ultimamente, principalmente após o mundo viver uma pandemia. Conforme estudo feito pelo Linkedin Brasil, em abril de 2020, os indivíduos estão 62% mais estressados em relação à rotina antes do distanciamento social.

Ou seja, investir nesse bem-estar tem sido primordial. “Seja com apoio econômico para tratamentos, com ações ou garantindo as férias anuais. O descanso é o maior aliado da energia e também da produtividade”, avalia Carone.

2 - Não esqueça do clima organizacional
O ambiente de trabalho é o local onde passamos mais tempo. Logo,se não proporcionar momentos agradáveis de convivência, é natural desencadear desmotivações e insatisfações. “Assim, é importante o departamento de recursos humanos (RH) prezar por um clima agradável e bem estruturado”, complementa o dirigente.

Além disso, o respeito pela liberdade de cada indivíduo poder ser quem ele é, também no escritório é fundamental para o desempenho e relacionamento como um todo. Assim, as marcas enfrentaram o grande desafio de fazer isso on-line. “Tivemos de adaptar os encontros para reuniões virtuais. Também preparamos diversos vídeos, tanto para datas comemorativas relacionadas aos pilares de diversidade, como momentos de descontração no mês do orgulho LGBTQIA+. Fizemos um show de talentos em videochamada com o nome ‘tire seu talento do armário e vista a coroa do orgulho’, fazendo alusão ao logo”, comenta a gerente de RH da KingHost, Fernanda Pauletti, de Porto Alegre (RS).

3 - Aposte em benefícios corporativos
As vantagens oferecidas pela entidade possuem um efeito direto na atmosfera institucional de uma marca e também no employer branding. “Atualmente, isso não deve mais girar em torno do considerado essencial - como os vales refeição, alimentação, transporte, etc - mas é importante entregarem experiências. Ou seja, vantagens de longo prazo, ligadas principalmente ao bem-estar. Além disso, não envolvendo só o próprio colaborador, mas também as pessoas próximas a ele”, explica o especialista.

4 - Valorização de esforços
Cada um dos colaboradores exerce uma função com muito esforço para alcançar resultados individuais e, quando somados, levam ao resultado macro da instituição. Se não há uma valorização de cada uma das atividades, a tendência é afetar o resultado final. Com isso, a dica de Carone é investir em ações de reconhecimento, bonificações e premiações.

5 - Feedback
O feedback nunca deixará de ser uma das principais ferramentas de um gestor perante seu time, pois gera estímulo para o colaborador estar em constante aprimoramento. “Construir essa cultura garante a todos estarem sempre na mesma página, além da dedicação de ambas as partes voltadas para uma construção de carreira satisfatória, principalmente para o profissional”, finaliza o co-fundador.

O ganho principal com tudo isso sempre será a melhora do convívio interno e a promoção do sentimento de pertencimento, o respeito às diferenças, o acolhimento e o impacto na sociedade por meio da educação. Portanto, pense para frente!

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