A pandemia causada pelo novo coronavírus obrigou empresas de todo o mundo a adaptarem suas rotinas e métodos de trabalho, adotando o home office como resposta imediata à evolução da Covid-19. Muitas companhias, no Brasil e no mundo, já tinham essa como uma prática regular. Entretanto, a esmagadora maioria foi forçada a se adaptar.

Em corporações nas quais já havia um programa de trabalho remoto implementado, o “susto” foi quase imperceptível. Com 100% dos times atuando a distância, muitos empreendimentos têm se tornado cases de inovação e manutenção da operação em perfeito funcionamento.

Porém, como manter o engajamento dos colaboradores com esse novo formato? A diretora de gente e gestão (RH) da Tecnobank, Michaela Vicare, aponta alguns exemplos práticos para aplicar em todos os segmentos.

- Escritório virtual

Em algumas entidades, as staffs se reúnem virtualmente todos os dias, a qualquer hora, sem impacto no dia a dia e no andamento do negócio. "Pode-se criar um ‘escritório on-line’ completo, com salas para cada time, nas quais se trabalhe como se estivesse na própria sede. Qualquer indivíduo pode “visitar” o ambiente de outro setor e, dessa forma, é possível manter a satisfação, a comunicação e o relacionamento entre todos", explica Michaela.

- Manutenção e adaptação de benefícios

Outra medida capaz de contribuir diretamente com a motivação dos talentos e a manutenção da cultural organizacional é o olhar cada vez mais humano para as necessidades individuais de cada um. "Benefícios ‘regulares’ podem ser adaptados, em diversos casos. Um exemplo é a opção para cada colaborador distribuir o crédito dos valores referentes a vale-refeição e vale-alimentação de acordo com suas necessidades: ao invés de apenas acreditarmos os valores padrões, permitir às pessoas apontarem como preferem essa divisão. Afinal, com mais tempo em casa, o consumo em supermercados é maior daquele em restaurantes", sugere a diretora.

- Preocupação genuína

Em tempos de crise sanitária, a saúde das pessoas deve vir em primeiro lugar. Para Michaela, o incentivo a campanhas, como a de vacinação contra a gripe, é uma excelente iniciativa. "Para as contratantes com a capacidade de estender o subsídio também aos dependentes legais, os resultados são ainda melhores. Alia-se a essa ação a responsabilidade social: com sintomas semelhantes aos da Covid-19, prevenir a gripe ajuda diretamente na diminuição de necessidade de ocupação hospitalar", ressalta.

- Confraternizações

Incentivar a realização de happy hours, cafés da manhã e treinamentos, todos feitos digitalmente, é, segundo Michaela, fundamental. Com o apoio da tecnologia, isso pode ocorrer sem prejuízos ao diálogo e ao aprendizado. "Atitudes como essas podem ser adotadas por instituições de quaisquer portes e ramos, contribuem diretamente com a produtividade nesse período e demonstram o respeito para com os seus colaboradores", enfatiza.

Larissa Pontes é um exemplo de quem aproveita esses momentos. Na organização onde estagia, em Campinas, há capacitações e momentos de descontração com os colegas. “Isso faz a gente não sentir tanta falta do convívio do escritório e nos mantém alinhados e animados para o dia a dia”, compartilha.

Assim, é possível otimizar o trabalho e entregar os mesmos resultados, melhorando processos, economizando suprimentos, contribuindo diretamente com a sustentabilidade, organizacional e ambiental e respeitando o isolamento social. "Não sabemos ainda quando a sociedade global retornará às vidas da maneira antes conhecida. Entretanto, cada entidade pode seguir dando continuidade ao labor de maneira ágil, eficaz e integrada, mantendo o compromisso de colaboração com seus clientes e o cuidado com as suas pessoas", finaliza a diretora.

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