Você já ouviu falar na Síndrome do Impostor? Medo de exposição, auto sabotagem, comparação com outras pessoas, querer agradar todo mundo e procrastinação são os principais comportamentos acometidos por quem possui esse problema. Essas pessoas acabam, consequentemente, tendo o seu desenvolvimento profissional e pessoal afetados. Entenda!

Apesar desse não ser considerado um transtorno psiquiátrico pela Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo dados de uma pesquisa realizada pela Universidade de Salzburg, na Áustria, aproximadamente 70% da população já vivenciou esse problema. “A Síndrome do Impostor faz a gente viver uma mentira. Na maioria das vezes, começamos a fingir alguns comportamentos, para os outros não descobrirem nossas vulnerabilidades e fraquezas”, explica Fernanda Gazal, especialista em consultoria de imagem, marketing de moda, body language e comunicação.

A sensação de não ser suficiente faz tentarmos forçar características e competências as quais não são naturais e não fazem parte de nossa essência. “Esse comportamento gera a não aceitação de ser amado, respeitado ou elogiado. Isso porque, quando recebemos esse tipo de afeto, pensamos como as pessoas estão fazendo isso pela imagem falsa criada”, completa.

Fernanda Silva, estudante de rádio e TV, conta já ter lidado com a insegurança em níveis altos. Para ela, serviu como uma luva a ajuda especializada. “Ter o auxílio de um psicólogo fez toda a diferença na minha vida, não só para isso, mas para milhões de outras coisas. Todos deveriam fazer terapia”, comenta.

Se você se identificou e acredita estar vivendo isso, existem algumas dicas para auxiliar a lidar com esses desafios e a controlar esse sentimento angustiante. A especialista lista abaixo alguns passos e tarefas práticas para te auxiliar nesse processo. Acompanhe:

1. Encare a realidade dos fatos

Coloque o pé no chão e enxergue o real. Cenários irreais são criados, então é preciso encontrar meios de separar a imaginação. “Seja mais prático ao pensar nos possíveis riscos e desafios a serem enfrentados para conseguir atingir seu objetivo. Considere todas as opções incríveis e positivas as quais também podem acontecer quando você faz todo o necessário”

2. Saiba quais são as suas competências e reconheça os pontos fortes

Quando você se pegar paralisado em algum desafio, percebendo esse sentimentos de sabotagem, faça duas listas. Uma deve ser sobre quais pontos você sente ter domínio, experiência e competência e outra com o oposto. “Com isso, você terá claro as áreas nas quais tem credibilidade e, assim, terá menos insegurança para compartilhar os seus conhecimentos com outras pessoas e a sua visão sobre o assunto", aconselha a consultora.

3. Eleve sua percepção de contribuição

Tenha claro: suas atitudes contribuem, sim, com as outras pessoas de algum modo, seja por meio do seu trabalho, suas ações ou da sua fala. “Quando você deixa de fazer alguma coisa necessária, está fazendo um desserviço, agindo por meio do seu ego. Afinal, ao invés de pensar em como isso impactaria os outros, como isso os auxiliaria, está focando nos próprios medos e inseguranças”, afirma a especialista.

4. Aceite elogios

Uma dica muito simples na teoria, pode ser difícil de aplicar na prática. Aprenda a aceitar e internalizar os elogios. Não diga apenas obrigado, ouça de verdade e deixe o comentário positivo agregar. “Quando a gente recebe uma crítica, automaticamente já internalizamos isso e começamos a pensar em mudanças para reverter a situação. Faça o mesmo com os elogios, absorva os comentários bons e use-os para te fortalecer no dia a dia”, finaliza Fernanda.

Siga as dicas e estabeleça cada vez mais uma vida de qualidade. Acreditar em seu potencial é imprescindível para trilhar uma trajetória de sucesso. O Nube está torcendo por você!

Como evitar a insegurança?

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