Em qualquer mercado, independentemente de empresa, país ou área de atuação, os profissionais de sucesso sempre são e serão escassos. Não é motivo de desânimo para ninguém, mas se fossem levados em conta todos os trabalhadores do mundo, poucos deles estariam na categoria à qual se tornaram destaque ou atuaram com excelência.
                                                                              
Dedicação é essencial para ter bons resultados na trajetória
                                                                              
Isso acontece porque as conquistas, bem como o êxito e o triunfo não podem ser comprados, mas sim adquiridos com dedicação, foco e motivação. “Entretanto, o êxito de cada um depende muito mais de si”, comenta Madalena Feliciano, gestora de carreira da Outliers Careers.

Desse modo, como os recursos são escassos, o ideal é elevar ao máximo as qualidades adquiridas pelo indivíduo e fazer o seu uso da melhor forma possível para atingir os objetivos propostos. “A melhor maneira de fazer isso é planejando sua trajetória”, explica Madalena.
                                                                              
Planejamento é essencial
                                                                              

Para exemplificar, ela cita como, em geral, as famílias gostam (ou precisam) organizar as viagens de férias e os usos das finanças, por exemplo. A trajetória pelo mundo dos negócios não deve ser diferente disso. Para isso, existem algumas orientações capazes de ajudar a traçar objetivos e conquistá-los.

De acordo com a especialista, uma das dicas é pensar em quais caminhos tomar depois da graduação e colocar no papel os reais sonhos e necessidades. Você já parou para pensar no futuro dessa forma? Gabriel Marques, estudante de análise de sistemas em Santo André, costuma se questionar constantemente sobre seus escopos e intenções.

Foco também é indispensável

Para ele, essa é uma atitude essencial para conseguir trilhar direções responsáveis por deixá-lo feliz e motivado. “Nós precisamos encontrar uma razão, um foco para seguir. Não gosto de me sentir a ‘deus-dará’. Prefiro traçar metas para tentar atingi-las”, explica o universitário.

Para quem ainda não se formou, o ideal é começar desde já, assim, podem ser estipuladas outras etapas, como o estágio e os cursos de trainee. "Muitas vezes o profissional não faz a delineação de escopos quando termina a formação e isso torna grande o risco de entrar no mercado para uma área diferente", esclarece Madalena.

Monte uma lista

Outra ideia é fazer uma lista das preferências e habilidades dentro da área de atuação. “Esse exercício ajuda a identificar suas habilidades e capacidades desconhecidas. Vale elencar matérias da faculdade, áreas do contexto individual e profissional as quais você sinta prazer em fazer”.

Relacione também as atividades e assuntos nos quais você se destaca e suas paixões mais secretas. “Lembre-se: a carreira e a vida estão muito ligadas entre si”, afirma a gestora. Por isso, o planejamento pode ser relacionado à sua formação, mas sua família e viagens, casamento, compra de imóvel, festas, etc., não devem ficar esquecidos.

É importante também reconhecer os recursos disponíveis e, desde o começo, definir o foco de ação na busca pelos resultados. “Detalhe suas ações em curto e médio prazo. Estabeleça um limite para encontrar um emprego ou colocação com retorno financeiro e dentro da sua meta", finaliza Madalena.

Gostou? Veja 5 dicas para o sucesso!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe