Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-que-voce-precisa-saber-antes-de-escolher-a-carreira

O que você precisa saber antes de escolher a carreira? 

Notícia | 04/11/2021

Vinícius Lima

A busca por informações de produtos e serviços na Internet não é mais novidade. Aliás, esse comportamento se tornou comum, tornando o maior site de busca do mundo em um grande sábio. Tem alguma dúvida? Pergunta no Google! Essa prática também é o primeiro passo para quem está em dúvida sobre carreira, curso ou faculdade a escolher. 
                                                                           
Navegar pela web pode ajudar
                                                                           
Para ajudar principalmente esse público, assim como o Nube, a Unoeste mantém sempre atualizado o seu blog, com posts contínuos, contemplando as diferentes áreas do conhecimento. O professor do curso de psicologia da instituição, Vinicius Oliveira, também mestre em Educação, ressalta como a trajetória pelo universo corporativo é um longo processo e passa por algumas etapas importantes. A primeira etapa, conforme o docente, é chamada de estágio de crescimento. 

Explorar é essencial

A segunda, por sua vez, é tida como a fase de “exploração”. Em seguida, o estabelecimento. A quarta, manutenção e a quinta é desengajamento. De acordo com o mestre, o passo dois é o caminho para a pessoa entender melhor como definir ou ajudar alguém a escolher uma ocupação.

O poder do autoconhecimento

Esse estágio ocorre no período quando o aluno do ensino médio se preocupa com o futuro e deve realizar a atividade de investigação por meio da busca por informações e conhecimentos acerca das diversas profissões. “Uma coisa capaz de fazer muita diferença nessa fase é a pesquisa em sites sobre grade curricular, salários das áreas e situação do mercado. Conversar com pessoas experientes no setor ou estudantes universitários também é uma ótima tarefa a ser cumprida”.

Dicas para quem quer se encontrar

O professor destaca ainda algumas dicas para quem está no processo de se encontrar, afinal, o momento pode ser de grandes dúvidas e inseguranças àqueles sem experiência. “É preciso levantar alguns aspectos e verificar se tem a ver com sua forma de ser”, compartilha. 

Soft Skills: habilidades imprescindíveis

Para ele, é preciso buscar minimamente algumas informações sobre o ramo para compreender se ele tem ou não a ver com seu perfil. “Áreas de atuação, atividades rotineiras, como é o ambiente de trabalho e conhecer pessoas com vivências. Depois disso, tente encontrar uma coerência entre seus interesses e as possibilidades oferecidas”, pontua.

Quem seguiu essas orientações

Talita Mendes, estudante de engenharia, no Rio de Janeiro, se considera sortuda. “Sempre soube qual caminho iria seguir”, conta. Desde pequena, sonhava em atuar no setor da construção civil. “Era fascinada por prédios e tudo relacionado a isso, como iluminação, estrutura, materiais”. 

Trilhe uma carreira de sucesso!

Contudo, para definir qual seria o início de sua jornada, ela se muniu do máximo de dados possíveis. “Eu acho fundamental, mesmo para quem já tem uma ideia de qual direção irá seguir, ter noção de como é a realidade daquele segmento na prática, além das possibilidades de crescimento, para evitar frustrações”. 

Feira de Profissões Virtual

Ainda está em dúvida sobre a carreira? Que tal participar da Feira de Profissões Virtual da Unoeste? Ela é totalmente gratuita e é um momento de conhecer mais sobre diversas carreiras, em todas as áreas do conhecimento. Tem histórias de professores, alunos e até de quem já pegou o diploma.

Veja o curso do Nube sobre Gestão de Carreira para garantir uma caminhada repleta de êxitos! Está preparado para o futuro?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete