O Brasil tem uma característica peculiar no mundo corporativo: a alta rotatividade de funcionários. É difícil reter um talento porque os ambientes corporativos, comumente, não são favoráveis a isso, nem mesmo os benefícios oferecidos para o colaborador, além do salário. Por isso, continue lendo essa matéria e aprenda a reverter esse cenário!

Experiência do colaborador

Você já ouviu falar na era da personalização e experiência? O público interno sempre será tão ou até mais valioso quando comparado ao público externo. Nesse sentido, o cofundador do Férias & Co, Bruno Carone, questiona: “estamos na era de promover experiências incríveis aos nossos clientes, mas por que ainda não levamos isso também ao nosso time?”.

De acordo com a pesquisa “O real impacto do talento”, de 2018, feita pelo Sebrae e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), o sucesso de uma corporação está diretamente ligado ao quanto ela investe em valorização, engajamento e desenvolvimento da sua equipe. Aproximadamente 70% das entidades analisadas, com menor êxito no mercado, não apostam em ações dessa vertente.

Tendo em vista esse cenário, nós listamos algumas dicas para impulsionar seu staff e cativar os melhores especialistas da praça. Veja:

Suporte para o home office

As vantagens proporcionadas aos aspirantes são grandes aliadas para reter talentos e com pacotes flexíveis fica ainda melhor. Isso porque para o indivíduo é importantíssimo ter um bom plano de saúde, poder fazer academia sem custo, ter auxílio home office para equipamentos, contas de luz e Internet. “Cada indivíduo tem necessidades diferentes e, para reter fenômenos na sua empresa, pensar no bem-estar é essencial”, analisa o CEO e co-founder na Vee Benefícios, Raphael Machioni.

Treinamento

Oferecer uma educação corporativa e manter a missão, visão e valores condizentes à origem da marca, incluindo os contratados, também eleva a possibilidade de diminuir o turnover. O ensino, ainda, conta pontos no checklist do trabalhador de uma organização. “Afinal, é necessário estimular o crescimento dentro da corporação, assim como o salário e os benefícios. Todo esse conjunto de ações é importante para o expert se sentir mais valorizado e apostar todas as suas fichas na instituição”, comenta o dirigente.

Flexibilidade

Horários flexíveis são importantes para quem busca cada vez mais liberdade para produzir. Então, os gestores respeitarem essa nova realidade é o mínimo esperado pelos contratados. Afinal, em casa eles enfrentam uma série de distrações como filhos, animais de estimação e demandas do lar.

Logo, no atual contexto mundial os limites ultrapassam os espaços físicos e os internos ganham mais autonomia. Isso porque o futuro laboral já não cabe mais nas baias, não se importa com luxuosos escritórios e tem se tornado criativamente claustrofóbico.

Portanto, chegou a hora de customizar e adaptar produtos também para esse grupo, pois a felicidade plena de cada um do time está diretamente ligada ao conforto coletivo, ao aproveitamento e bom desempenho das entregas. “Assim, para se destacar e manter os trabalhadores é preciso fugir do comum, levando em consideração as experiências”, finaliza Carone.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Veja também a matéria do Conexão Ilimitada da TV Nube: dicas para motivação profissional. Conte com o Nube!

Quais ações sua empresa tem para engajar o time? 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe