Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
mulheres-querem-empreender

Mulheres querem empreender! 

Notícia | 18/01/2021

Vinícius Lima

Você tem vontade de investir em um projeto individual? Possuir uma loja, on-line ou presencial ou abrir uma empresa e obter a autonomia no mercado é o desejo de muitos. Para as brasileiras, isso não poderia ser diferente. Entenda mais sobre os cenários para quem busca a sua marca.

Cenário mundial

De acordo com a Pesquisa Global de Empreendedorismo 2020, realizada com 9 mil mulheres em 15 países, incluindo 500 do território nacional, a maioria delas (72%) quer abrir seus negócios. Metade ainda não tem projetos encaminhados e 22% têm um, mas gostariam de montar outro.

Chefia individual

Entre as representantes do Brasil no estudo, 73% sonham em se tornar empreendedoras, um aumento de 18 pontos percentuais em relação à pesquisa realizada no ano passado. Em todo o mundo, a principal motivação para ir atrás dessa ideia foi de "se tornar minha própria chefe" (61%), percentual um pouco maior, com 63%.

"Empreender nem sempre é um caminho fácil, mas com a oportunidade certa, trabalhando com foco e uma comunidade de apoio, pode ser muito gratificante", diz Jenny Hienrich, vice-presidente sênior global de serviços e operações para consultores independentes da Herbalife Nutrition. "É emocionante ver neste ano mais mulheres desejando iniciar sua empreitada. Espero também um aumento geral no número de pessoas interessadas nessa prática".
                                                                  
Exemplos reais
                                                                  
Kátia Flores, estagiária de psicologia, em Guarulhos, quer abrir seu consultório, um dia. “Ainda é algo distante para se concretizar, mas tenho essa vontade desde quando comecei a me interessar pelo comportamento humano”, compartilha a universitária. Ainda de acordo com ela, para fazer isso, ainda é necessário experiência e estratégias. “Não posso simplesmente agir de forma inconsequente quanto a isso”, conta.                                                                  
Preparo é imprescindível
                                                                  
Entretanto, ter esse desejo não implica em esperar um caminho tranquilo: 33% das entrevistadas estão "muito preocupadas" com o fracasso de seus negócios atuais ou futuros nos próximos cinco anos. Essa também é uma preocupação de mais de 35% das brasileiras.
                                                                  
Experiências podem ajudar
                                                                  
Por isso, Katia tenta adquirir o maior número de vivências e conhecimentos básicos para entender a linguagem corporativa. “Não é como se eu fosse acordar um dia e falasse ‘pronto, esse é meu escritório, minha cartela de pacientes’. É preciso tempo, dedicação e, para mim, é fundamental passar pela faculdade por vários motivos. Primeiro para poder exercer minha profissão, mas também para networking e as possibilidades trazidas pelos estágios”, relata.
                                                                  
Principais desafios a serem enfrentados
                                                                  
Os três principais desafios para iniciar um negócio revelaram ser em torno de dinheiro. Ganhar renda suficiente para compensar custos é algo preocupante para mais da metade das participantes do estudo. Para muitos, no entanto, os benefícios de empreender superam os obstáculos. Hienrich acrescenta: "o empreendedorismo tem sido uma tendência global crescente há muitos anos e somos apaixonados por apoiá-lo e incentivá-lo".

Você tem o perfil empreendedor?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete