Algumas pessoas sonham em abrir o próprio empreendimento, em contrapartida ainda é um medo de muitos. De acordo com pesquisa feita pela Wakefield Research, em média 35% dos entrevistados temem começar um novo negócio. Por isso, é importante se questionar: tenho perfil para empreender?     

O conceito de MindSet, ou modelo mental, traduz a maneira de determinado indivíduo em pensar e direcionar a vida. O raciocínio empreendedor é marcado principalmente pela habilidade inventiva e autônoma. Além da capacidade de cultivar a paciência, o comprometimento e a vontade de promover a diferença.       

Foi o caso da estudante de administração da ESE - Escola Superior de Empreendedorismo Sebrae, Marcela Delago. Desde criança, confeccionava prendedores de cabelo. Aos 14 anos, começou a vender mini bolos. “Apesar de nova, já sabia: queria ter a minha empresa. Eu entrei no ensino médio em uma escola pública de manhã e cursava o técnico voltado a minha área profissional na Etec Getúlio Vargas”, afirma.    

Se reconhece no relato de Marcela? Então, confira algumas dicas para desenvolver seu caráter realizador e conquistar seu espaço no mundo corporativo.

Busque conhecimento!

Empreender não é sinônimo de deixar os estudos de lado. É preciso buscar conhecimento e estar conectado com as atualizações do mercado. Por isso, cursos de especialização ou aprender com outras histórias pode ser essencial para o seu sucesso. Marcela confirma: “o ensino técnico marcou o antes e depois da minha trajetória, pois decidi seguir carreira em administração. Sempre quis meu próprio estabelecimento, mas não entendia nem como iniciar. Hoje sei, é necessário ter atitude.”

Existem desafios!

Trabalhar de forma independente não é apenas fazer atividades de seu interesse. Existem desafios e obstáculos a serem ultrapassados. Marcela, por exemplo, ainda enfrenta as dificuldades do machismo. De acordo com o estudo Women in The Boardroom (Mulheres na sala de reuniões), elas ocupam apenas 8,6% de postos de chefia e menos de 1% delas são CEOs de grandes companhias.

“Percebe-se, historicamente o papel do trabalho atribuído ao homem e também do empreendedorismo. Ser mulher exige, infelizmente, precisar dar alguns passos a mais para reafirmar nossa voz e posição. Somos vistas, por vezes, como frágeis e precisamos lembrar nossa força quando nos vemos em situações complexas do dia a dia", afirma a estudante.          

Saiba liderar!

Ao escolher inovar, deve ser levado em consideração: empreender também é estar a frente de uma equipe ou ser responsável por um projeto. Portanto, Paulo Roberto Costa, diretor geral da Farmarcas, define: “na realidade, liderar, muitas vezes, é ser contestado em suas decisões, mas saber o rumo a ser tomado e entender a importância de chegar aos objetivos finais.”

O diretor lista ainda as principais atitudes e comportamentos devem ser adotados para se tornar um bom gestor:
 
- Realize suas ações com prazer;

- Motive os demais;

- Sinceridade e ética são essenciais;

- Busque continuamente pela melhoria e reciclagem;

- Não tenha medo de arriscar;

- Assuma responsabilidades e culpas;

- Autoconhecimento e autocontrole são fundamentais, pois se deve saber os limites e a hora de se retirar para não prejudicar uma equipe;

- Capacitação e troca de experiências são os caminhos para a excelência.

Dessa forma, se deseja desenvolver o seu lado empreendedor e de liderança, conheça algumas histórias inspiradoras e conte com o Nube para ter êxito no seu negócio! Boa sorte. 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe