Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
desenvolvimento-profissional-em-cinco-passos

Desenvolvimento profissional em cinco passos  

Notícia | 11/12/2020

Giovanna Cavalli

Muitas mudanças ocorreram nos últimos meses e com o treinamento e desenvolvimento das empresas não foi diferente. Foi necessária a rápida digitalização de processos, junto à potencialização da diversidade e cuidados com os colaboradores na linha de frente e nos serviços essenciais. Ou seja, o mercado, em geral, teve de se adaptar.

O conhecimento é o caminho para o futuro

Apesar dos novos ajustes, o setor de gestão de pessoas entendeu a necessidade dos profissionais manterem o processo de aprendizagem para continuarem crescendo em suas carreiras e contribuindo com a inovação e o sucesso de suas companhias. Segundo pesquisa da Sociedade para Gerenciamento de Recursos Humanos (SHRM), para 68% dos entrevistados sustentaram seu orçamento de capacitação ao longo da pandemia.

O Covid-19 transformou mercados, lógicas de consumo e prioridades. “Assim, aumentou a importância do olhar analítico da área de recursos humanos (RH) às habilidades fortalecidas para solucionar as lacunas nos novos fluxos de trabalho. Quanto maior a produtividade em um ambiente 100% digital, mais firme a companhia sairá da crise. Ao mesmo tempo, quanto mais prósperas estiverem as aptidões cognitivas, sociais e emocionais dos colaboradores, mais assertiva será a recuperação”, afirma a idealizadora da metodologia Trahentem® e CLO da SG - Aprendizagem Corporativa, Flora Alves.

Para ela, consolidar as skills interpessoais vai garantir aos profissionais trabalharem em conjunto e se alinharem, mesmo à distância. “Além disso, é preciso exercitar as capacidades cognitivas: pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas e criatividade. Bem como, construir maestrias ligadas à adaptabilidade e resiliência também é fundamental, apoiando os indivíduos na construção do autoconhecimento, da autoconfiança e da inteligência emocional. Dessa forma, eles aprendem com a experiência e se tornam mais resilientes”, pontua a fundadora.

Pratique!

Nesse sentido, a especialista listou maneiras de impulsionar essas características. Veja:

  • Aprimoramento dos profissionais - conforme o relatório do Fórum Econômico Mundial, as atribuições mais valiosas no futuro não são as técnicas, mas as de personalidade: inovação, liderança e inteligência emocional. Por isso, as instituições precisam encontrar maneiras de continuar aprimorando-as e requalificando-as.
  • Liderança - o papel do líder mudou significativamente com a pandemia, pois ele teve de aprender a gerir o time de forma remota, repentinamente. Além disso, ficou evidente a necessidade de fornecer não apenas suporte técnico, mas também emocional aos funcionários.
  • Instrutores terceirizados - a contratação sob demanda não é só econômica, como também oferece flexibilidade e a possibilidade de ter um grupo maior de profissionais em diferentes áreas.
  • Aprendizagem passo a passo - disponibilizar um conteúdo focado nas necessidades do indivíduo, no momento da carência e no formato mais adequado a ele.
  • Compartilhamento de conhecimento - um esforço significativo precisa ser feito para melhorar a distribuição de conhecimento e lições aprendidas. Assim, é fundamental criar métodos para garantir o compartilhamento e atualização de saberes.

Uma dica de ouro é entregar uma experiência de aprendizagem a distância. “Isso significa oferecer uma vivência e para isso é preciso redesenhar os modelos. Bem como, escolher uma ferramenta para essa nova entrega”, finaliza Flora.

Portanto, “praticamente tudo à nossa volta está sofrendo impactos dessa transformação e, a Covid-19, a um custo muito alto, está sendo um catalisador desse processo”, expõe o CEO da Indústria Fox, Marcelo Souza. Por isso, é preciso olhar essas soft skills com atenção e se adaptar a elas.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você se destaca em meio ao mundo corporativo. Conte com o Nube!

Suas competências estão alinhadas com o novo mercado?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete