Uma boa qualidade do sono é fundamental para a saúde física e mental, incluindo o perfeito funcionamento do sistema imunológico, importantíssimo nesse período de pandemia e isolamento social. Segundo estudos, o ideal é dormir entre sete e nove horas, sem pausas, ou seja, sem momentos de insônia. Porém, como conseguir isso? Veja mais nessa matéria!        

Para Evelyne Correia, especialista em fisiologia do exercício, uma boa forma de verificar se seu organismo está adequado é perceber se, ao acordar, ainda persiste a vontade de ficar na cama ou se você se sente realmente descansado. “A pandemia e as medidas de distanciamento social afetaram esse aspecto. Ansiedade, mudanças bruscas de hábitos e da rotina diária, maior tempo do uso de telas como computadores e celulares são alguns dos fatores apontados como causas de noites ruins”, explica.          

Para te auxiliar com atitudes importantes capazes de melhorar a qualidade de vida, Evelyne sugere algumas orientações. Confira as dicas:

Mantenha uma rotina de sono

Um dos aspectos mais importantes para a construção de bons hábitos é criar uma rotina saudável: “durma e acorde nos mesmos horários, principalmente em dias de semana. É recomendado a pessoa se deitar, esvaziar a mente e relaxar”, sugere a especialista.

Prepare o ambiente

O seu quarto é o seu local de descanso, portanto evite trabalhar ou estudar no leito. “Abaixe a luz, medite ou escute uma música relaxante”, comenta Evelyne.

Tenha disciplina

Para um bom inicio de dia, planejamento é a palavra de ordem. “Organize as tarefas diárias e estabeleça horários para as atividades de trabalho e estudo. Não se esqueça de se atentar às distrações. Reduza o uso de aparelhos celulares, TV e computadores duas horas antes do seu horário”, destaca.

Desapegue do pijama

Pode parecer estranho, mas uma das orientações da especialista é desapegar do pijama: “isso mesmo! Não é porque você não vai sair de casa, precisa ficar com a mesma roupa o dia todo. Ao se levantar, vista outra confortável”, orienta.   

Cuide da saúde

Uma boa alimentação e uma prática regular de exercícios físicos podem fazer toda a diferença. “Evite ingestão de bebidas estimulantes no período da noite, como cafés, chás e energéticos. O ideal é manter os horários normais das refeições. Escolha três dias da semana para se exercitar. No entanto, evite práticas intensas no período da noite, o final da tarde é o melhor horário para essa prática lhe ajudar a relaxar melhor”, aconselha Evelyne.   

Saúde mental também é importante 

Sentimentos de ansiedade ou depressão são comuns em tempos de incerteza, portanto, ninguém deve se sentir sozinho ou envergonhado. Além disso, são fatores decisivos para a qualidade do sono. Para o psiquiatra cooperado da Unimed-BH, Marco Túlio de Aquino, existem maneiras de reconhecer essas questões e de lidar com essas mudanças emocionais. “Identificar de forma realista esses sentimentos é o primeiro passo para a recuperação”, explica.    

De acordo com o especialista, manter uma dieta saudável, praticar atividades físicas e dormir bem é muito importante e melhora a imunidade. “As pessoas precisam manter uma atenção redobrada com a saúde, até mesmo como uma ferramenta para estar com a mente aberta", destaca.        

Você se atenta na qualidade de seu sono e do seu bem-estar? Para mais dicas e orientações, acompanhe as matérias, conteúdos e redes sociais do Nube! Leia também a matéria: "a importância de investir na saúde mental corporativa."      

 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe