Após meses com os museus fechados, muitos centros artísticos estão retomando aos poucos sua atividade. Outros continuam com as portas fechadas, mas disponibilizam exposições especiais para serem visitadas virtualmente. Independentemente de qual alternativa escolher, com certeza ter contato com a arte será importante para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Mário & Alphonsus Revisitados - Casa Mário de Andrade

A exposição “Mário & Alphonsus revisitados” retrata os cem anos da visita de Mário de Andrade ao poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens, em Mariana (MG), e a repercussão do famoso encontro por meio de referências em cartas e publicações da época. Essa visita marca o encontro de dois poetas extremamente importantes para as suas escolas literárias, simbolismo e modernismo e é, sobretudo, o encontro de duas gerações ligadas pela poesia.

De 14 de outubro a 15 de dezembro
Quarta a sábado, das 12h às 16h
Casa Mário de Andrade - Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda, São Paulo, SP

Pelé 80 - O Rei do Futebol - Museu do Futebol


Pelé 80 – o Rei do Futebol é uma exposição lúdica para contar a trajetória do ícone esportivo. É contada por meio da montagem e animação de 444 imagens históricas e retratam desde os primeiros anos em Três Corações, interior de Minas Gerais, até a conquista da fama mundial na Copa de 1958. Os 18 anos defendendo o Santos Futebol Clube, a consagração definitiva na Copa de 1970 e o último jogo pelo Cosmos, de Nova York.

De 15 de outubro a 14 de abril de 2021
De quinta a domingo, das 13h às 19h
Museu do Futebol - Estádio do Pacaembu - Praça Charles Miller, São Paulo, SP

Casas do Brasil: conexões paulistanas e urbanismo ecológico 2020 - Museu da Casa Brasileira

O MCB e a Escola de Design da Universidade de Harvard apresentam a mostra ‘Urbanismo Ecológico 2020’. A iniciativa evidencia métodos imaginativos e práticos para abordar as mudanças climáticas e a susten­tabilidade no entorno urbano.

Até o final de novembro
De terça a domingo, das 11h às 15h
Museu da Casa Brasileira - Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano - São Paulo, SP

Consciências Negras no Brasil

Você conhece sobre a história dos povos negros no Brasil? Explore lutas e conquistas. O termo consciência negra é uma referência e uma homenagem à cultura ancestral. É o símbolo da da resistência e do poder e valor da negritude.

Nas brechas das representações: imagens de negros no acervo do Museu Nacional de Belas Artes

A tradição do retrato começa na antiguidade, é um gênero popular e antigo de representação. Esse gênero de pintura, por muito tempo ficou restrito a uma pequena parcela da sociedade. A ideia do retrato como algo popular, como nos tempos atuais, é recente na história da humanidade. A idéia  fiel à aparência do retratado, no entanto, esteve presente apenas em determinados momentos históricos, os de tendência estética naturalista. 

1970-1980: Nacionalização do Dia da Consciência Negra no Brasil

Para entender esta data, o Google preparou uma exposição explicando sobre o contexto histórico. Nas décadas de 1970 e 1980, a proposta do 20 de novembro como Dia da Consciência Negra, impulsionada pelo Grupo Palmares de Porto Alegre, encontrou acolhida em corações e mentes em todo o Brasil. As memórias reivindicadas ou preservadas ao longo de gerações ganharam contornos cada vez mais definidos de uma agenda de luta de alcance nacional. Por meio de uma infinidade de ações nas capitais e nos interiores, Zumbi foi se firmando como grande expressão da capacidade humana da gente negra, para confrontar a escravidão e o racismo.

Gostou das indicações? Acompanhe as matérias e conteúdos do Nube para mais dicas e orientações.

 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe