Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
exposicoes-competencias-culturais-em-alta

Exposições: competências culturais em alta 

Notícia | 20/01/2024

Ana Clara Lima

Nos últimos tempos, temos observado uma notável valorização das exposições como um meio de desenvolvimento de competências culturais. O cenário artístico atual está experimentando uma mudança significativa, com a sociedade reconhecendo a importância de participar de eventos dos quais vão além do entretenimento, oferecendo uma possibilidade única de ampliar horizontes e aprofundar-se em diversas expressões artísticas. Se você é estagiário ou jovem aprendiz, não perca estas oportunidades de capacitação!

Murilo Mendes, poeta crítico: o infinito íntimo | Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) | Rio de Janeiro, RJ

Desde seu encontro com Ismael Nery em 1921 até sua morte em 1975, Murilo Mendes desempenhou um papel fundamental na cena artística brasileira. Além de sua proeminência como poeta, atuou como crítico de arte, colecionador e organizador de coleções. Sua influência foi marcante na formação de especialistas renomados, como Mario Pedrosa, Antônio Bento e Rubens Navarra, estabelecendo-se como interlocutor de Mário de Andrade no contexto  carioca. Apesar de sua relevância, raramente recebe o devido reconhecimento.

O pensamento crítico de Mendes está disperso em jornais, revistas, poemas e prosas poéticas, sendo apenas no final de sua vida quando organizou parte de seus textos críticos no volume póstumo “A invenção do finito”. Em 1994, sua coleção de arte foi adquirida pela Universidade Federal de Juiz de Fora, resultando na criação do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), dedicado a fomentar encontros e publicações sobre o acervo. Dividido em três blocos, o projeto em questão explora o seu currículo nas décadas de 1920 e 1930, no Rio de Janeiro, destacando a fase “rebelde”, marcada por apoiar artistas como Nery, Cícero Dias, Alberto da Veiga Guignard e Jorge de Lima. Saiba mais!

Tesouros Ancestrais do Peru | Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) | Rio de Janeiro, RJ

A exposição proporciona uma fascinante jornada por objetos simbólicos, ritualísticos e de uso cotidiano, revelando a rica história dos povos ocupantes do território peruano antes da chegada dos europeus. Compostas por peças em ouro, prata, cobre, cerâmica e têxteis, a abrange um extenso período histórico, desde 900 a.C. até 1600 d.C. 

Desse modo, as preciosas obras pertencentes a civilizações estendidas pela cordilheira dos Andes e pela costa oeste do continente, abarcando vastas regiões do norte ao sul e, eventualmente, consolidando-se como o Império Inca, o mais expansivo  da América antes da chegada dos conquistadores. Fique por dentro de tudo aqui!

Máscaras - entreATOS do Acervo | Solar Ferrão | Salvador, BA

A nova exibição do Centro Cultural Solar Ferrão, intitulada “Máscaras - entreATOS do Acervo", está no Pelourinho. Ela apresenta aproximadamente cem máscaras, sendo 40 delas “Geledé”' e 50 provenientes de outras etnias de povos africanos. A curadoria é de Nivia Luz, Mestre em Cultura e Gestora do Instituto Oyá, e de Adriana Cravo, diretora do espaço em questão. Os utensílios fazem parte da coleção Claudio Masella de Arte Africana, um acervo permanente do local.

A coleção carrega simbolismo e significados profundos em algumas nações, especialmente na Nigéria, Benin e Togo. Originalmente, “Geledés” representa uma sociedade secreta feminina de natureza religiosa existente nos grupos tradicionais Yorùbá. Essa expressão representa o poder sobre a fertilidade da terra, a procriação e o bem-estar da comunidade. Esse patrimônio oral  foi inscrito em 2008 (proclamado em 2001) na Lista dos Bens Culturais Imateriais da Humanidade da UNESCO. Para mais informações, acesse!

Anatomia do Skate | Farol Santander | São Paulo, SP

No ano anterior à segunda inclusão do skate como modalidade olímpica nos Jogos de Paris, na França, o Farol Santander traz a São Paulo uma mostra na qual explora os valores e a cultura envolvidas nesse universo há mais de cinco décadas desde sua introdução no Brasil. A jornada tem início com um Roller Derby original, o primeiro produto produzido em escala comercial no mundo em 1959. Em seguida, são exibidos exemplares históricos provenientes dos principais colecionadores do país, juntamente com peças raras evidenciando a diversificação em outras modalidades, como um “classic” de 1,65 m de altura. 

O núcleo sobre música e obras visuais de artistas da cena inclui uma das guitarras de Alexandre Chorão, skatista e líder da banda Charlie Brown Jr, e apresenta trabalhos de nomes como Binho Ribeiro, Speto, Everaldo Ratones e Silvana Mello. Além disso, uma banca de revistas exibe títulos raros, complementada por uma videolocadora e um monitor com canais do gênero. A linha do tempo, com imagens de fotógrafos especializados como Klaus Mitteldorf, Roberto Price, Fernando Moraes e Julio Detefon, destaca alguns das figuras mais representativas do cenário, como Digo Menezes, Lúcio Flávio, Sandro Dias, Karen Jonz, Letícia Bufoni e Pedro Barros. Clique para mais detalhes!

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, livros e cursos para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais. Também oferecemos cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes, acesse!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Aproveite a nossa plataforma para conferir milhares de vagas para estudantes, conteúdos com novidades sobre o mercado de trabalho, certificado de horas complementares, pesquisas e diversas outras vantagens. Garanta o seu lugar no nosso banco de dados, cadastre-se! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete