Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-elaborar-um-bom-curriculo

Dicas para elaborar um bom currículo 

Notícia | 23/10/2020

Lays Emily

Você já encontrou dificuldades na hora de criar um currículo? Atualmente, existem diversas fontes ensinando como criar esse documento. Na Internet já é possível encontrar dicas de formatação, quais tópicos escrever, como fazer uma breve introdução entre outros. No entanto, algumas outras orientações podem fazer toda a diferença. Veja mais!

Para Christopher Spikes, CEO da Authen, a parte mais crítica ao formular um CV e está em como descrever o seu perfil profissional. Por isso, ele destaca algumas dicas:

Verbos power de ação

Spikes utiliza o termo em inglês power (poder) para destacar uma sugestão incompreendida por muitos. “Você vai encontrar em muitos guias a importância de começar todas as frases com verbos de ação. Na verdade, isso é apenas uma parte. Os termos precisam ser de "poder"/autoridade, como: liderei, gerenciei, chefiei, criei, desenvolvi, montei, aumentei, migrei, mudei”, destaca o especialista.

Ele orienta como, por exemplo, as palavras vivenciar e participar podem gerar uma visão equivocada sobre sua trajetória. “Se apenas vivenciou ou participou de algo durante sua carreira inteira, até agora, significa ser uma pessoa passiva, não demonstrando proatividade em querer mudar as coisas ao seu redor. Para seu próximo trabalho, pense como pode alterar isso”, aconselha.

O gestor cria uma fórmula de sucesso para o preenchimento sobre suas experiências: “a composição deve ser: verbo de poder + iniciativa + resultado quantificado + contexto do resultado. Esse formato é de extrema importância, pois norteia seus principais aspectos como um profissional. Como bônus, gosto de acrescentar o contexto o qual gerou esse resultado, se possível”, ensina.

Confira alguns dos exemplos:

Desenhei + campanhas inovadoras de marketing ao misturar o on-line com offline + como consequência ganhamos 12 prêmios + nacionais de marketing nos últimos 14 anos.

Aumentei + em 35% + o faturamento anual do segmento de hotéis, + área antes com faturamento em queda + por meio do desenvolvimento de um programa de contas chaves e implantação de um processo para aumentar a produtividade das vendas e qualidade dos contratos.

Bati ou superei + a meta de rentabilidade + todos os meses por dez anos em duas lojas, + me tornando o único gerente com esse recorde.

Como contar suas experiências

Para ele ainda, se você encontra dificuldades em quantificar ou contextualizar suas ações, isso mostra como provavelmente não está compreendendo o impacto do seu trabalho na organização ou resultados finais. “Na minha opinião, é exatamente esse o ponto de separação das pessoas em crescimento exponencial das estagnadas em um mesmo cargo para o resto da vida”, destaca.

Essa observação, é inclusive, uma ótima reflexão para você fazer enquanto está empregado. “Se encontrar desafios em denominar sua atuação, isso provavelmente indicará um problema na sua performance, atrapalhando seu crescimento dentro da empresa atualmente. Ou seja, a dica não funciona apenas de forma retroativa para adicionar uma experiência no CV, mas também é um importante exercício para o presente”, orienta Spikes.

Visão compartilhada com a gestora de carreiras, Claudia Deris. Para ela, a maior carência ao elaborar um currículo está justamente no desconhecimento em como falar sobre si e não considerar importante suas funções.

Sendo assim, para Claudia, o importante é encarar esse momento como sua oportunidade. “Pare, pense e reveja todos os passos dados, quais práticas precisam ser arrumadas, melhoradas e refeitas, pois a primeira etapa para deslanchar em sua carreira é sem sombra de dúvidas o seu currículo”, finaliza Claudia.

Para ilustrar o cenário, Spikes relata uma situação vivenciada em sua carreira: “certa vez, estava conversando com um amigo meu. Ele ocupava o cargo de analista e havia implantado um sistema de emissão de boletos na empresa, mas descrevia esse feito como uma simples tarefa, não conseguia enxergar o valor. Após algumas provocações durante um exercício de reflexão ele percebeu como esse sistema havia feito o prazo de recebimento de contas a receber cair em dez dias, liberando R$ 3,5 milhões de caixa mensal para a empresa. Por isso, pense: qual valor gerei com minhas ações e como posso contar essa história de uma forma convincente?”, comenta.

Quer criar um CV atrativo? Faça o curso gratuito do Nube e boa sorte!

Feira de Estágios Nube

Você já se inscreveu para a Feira de Estágios Nube? O evento será de 26 a 28 de outubro e contará com grandes empresas, instituições de ensino e palestrantes, todos unidos para oferecer uma vivência única para sua carreira. Você também poderá enviar seu currículo para as companhias de seu interesse, participar dos painéis ao vivo e palestras gravadas e aproveitar vários serviços exclusivos. Tudo isso de maneira gratuita e on-line. Além disso, serão oferecidos certificados de participação. Eles servem para suas horas complementares. Inscreva-se já: www.nube.com.br/feira-de-estagios-2020.

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete