Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-que-e-avaliado-no-curriculo

O que é avaliado no currículo? 

Notícia | 24/03/2023

Ana Clara Lima

O Curriculum Vitae é uma porta de entrada para novas oportunidades. Com esse resumo de competências, a apresentação inicial impacta a passagem ou não para as próximas fases de um processo seletivo. Após dar esse primeiro passo, a expectativa do aspirante é ser chamado para uma entrevista pela posição. Contudo, significativa parcela populacional não está ciente do quanto esse material pode ser decisivo na hora dos recrutadores tomarem suas decisões. Sendo assim, compreenda a indispensabilidade de montá-lo conforme as tendências do mercado de trabalho.  

As soft skills fazem a diferença!

Quando falamos sobre o mundo corporativo, é inegável o aumento do debate acerca da falta de qualificação dos candidatos. Hoje em dia, o conhecimento bruto não é o único requisito para se destacar frente a multidão, pois as competências da personalidade estão sendo cada vez mais valorizadas pelas organizações. Afinal de contas, elas são fundamentais para realizar tarefas com excelência e elevada produtividade.  

Desse modo, percebemos como a aderência de novos modelos de convivência tem modificado significativamente o meio laboral nos últimos anos, indo além dos aprendizados técnicos e colocações anteriores. “Do ponto de vista da área de Recursos Humanos, muitos fatores dificultam a escolha de profissionais detentores de soft skills, tendo em vista as empresas  quatro vezes mais propensas a ter um aumento na escassez de habilidades desde o período pré-pandemia”, comenta Marcelo Souza, Country Manager da Thomas International Brasil.

Além disso, uma grande dificuldade é encontrar alguém devidamente qualificado e dentro do fit cultural da corporação. Muitas vezes, esse último fator é ignorado e, consequentemente, os resultados não são os melhores. “Atualmente, vemos as companhias apegadas às hard skills conseguirem preencher suas vagas rapidamente, mas levam muito mais tempo para aumentar a produtividade”, complementa Souza. . 

Logo, a pressa para preencher funções influencia diretamente as chances de realizar uma contratação errada, sendo uma opção nada inteligente e econômica. “Por outro lado, as firmas focadas nas habilidades interpessoais demoram um pouco mais para recrutar, mas levam menos tempo para alcançarem candidatos com o rendimento ideal - indicando como, embora sejam mais difíceis de encontrar, esses aspirantes têm particularidades das quais os ajudam a se atualizar mais agilmente”, ressalta o Country Manager da Thomas International Brasil.

A análise do currículo em pauta!

De acordo com o relatório Global Trends Report, divulgado pelo Linkedin, 92% dos recrutadores priorizam aptidões comportamentais frente às experiências técnicas. Ainda assim, 89% das contratações mal-sucedidas são caracterizadas pela ausência de atributos emocionais adequados. Logo, a capacidade comunicativa e de convívio é tão importante quanto qualquer formação laboral do indivíduo. 

Antes de tudo, é preciso separar as solicitações recebidas entre quais serão descartadas ou direcionadas para um banco de dados para consultas futuras. Não caia na falsa ideia de quanto mais informações tiver no registro, mais atenção ele chamará. “O primeiro passo para se iniciar uma análise curricular é a triagem para verificar se o documento recebido possui alinhamento com a vaga para a qual o recrutador está trabalhando”, pontua Miriam. 

Para se destacar em meio à  multidão, é necessário pontuar as partes certas. Afinal, o volume de candidaturas enviadas para o selecionador é gigantesco. “Seja de maneira digital, física (sim, ainda existe!), os profissionais da área, recebem, de maneira espontânea ou como respostas as divulgações, dezenas ou até centenas de CVs diariamente”, contextualiza Miriam Rodrigues, especialista em Gestão de Pessoas, Carreiras e Comportamento Organizacional. 

Em suma, essa é a porta de entrada para novas perspectivas no mercado de trabalho. Portanto, a devida atenção deve ser dada a essa etapa inicial tão relevante quanto às fases finais. “Convém lembrar o fato do currículo chegar antes de você e caso ele não agrade, será nula a oportunidade de se apresentar pessoalmente e falar sobre o quão bom é e o quanto é pertinente para você o cargo em questão”, conclui a especialista. 

Como os estudantes devem montar seus currículos? 

Embora pareça algo simples de se fazer, montar um arquivo com todas as informações pertinentes sobre si é um grande desafio. As dúvidas surgem principalmente quando as pessoas estão em início de carreira e nunca atuaram antes. Essa é uma problemática comum entre os estudantes: como falar sobre suas habilidades se você ainda não teve a chance de colocá-las em prática? Nesses casos, a melhor alternativa é registar todas as atribuições frutíferas já realizadas. 

Para os interessados em um estágio ou jovem aprendiz, considerar as atividades extracurriculares exercidas durante o ensino fundamental, médio e superior é um bom caminho. Enquanto os sem formação acadêmica, é essencial apresentar todas as funções nas quais já atuou juntamente com as aptidões desenvolvidas, demonstrando a sua convivência no meio laboral. 

Outra dica incrível é acessar os mais variados conteúdos sobre o assunto publicados de forma totalmente on-line e gratuita. O Nube é um grande exemplo de espaço virtual, pois divulga semanalmente matérias no blog com diversas opções de cursos e até mesmo livros para os interessados em desenvolver seu repertório sociocultural. Então, se encontrar uma oportunidade, busque os devidos recursos para atender aos requisitos dela.

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube está com você ao longo dos processos seletivos!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete