Com o mundo cada vez mais globalizado, não há como negar: o inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser pré-requisito. Logo, falar um segundo idioma traz oportunidades não só no mercado de trabalho, mas também na rotina. Com o isolamento social, muitas pessoas estão aproveitando a quarentena para desenvolver a habilidade. Só para ter uma ideia, durante o período, a EF English Live observou um aumento de 40% no número de alunos ativos, sendo 50% avançando nos níveis do inglês. Legal? Continue lendo a matéria e aprenda você também!

Cada um tem o seu tempo

Segundo o analista de conteúdo da escola, Matheus Matos, não é incomum pensar no aprendizado da língua inglesa só diante a presença de professores. “Contudo, é totalmente possível aprender essa maestria, sozinho, sem sair de casa se você souber quais etapas seguir e contar com a ajuda de um bom material didático. Estudos sobre gramática, ortografia e aquisição de vocabulário, por exemplo, são uma parte importantíssima na jornada de aprendizado e não são diferentes se você estiver fazendo isso por conta própria”, explica.

No entanto, a aplicação em situações práticas de conversação e leitura e em contexto sociais do dia a dia pode ser mais desafiadora. Por isso, o especialista reuniu algumas dicas para passar pelo processo de aprendizado, desacompanhado. Veja:

Crie um plano de estudos

Antes de colocar a mão na massa, é preciso planejar seus estudos com bastante cuidado, especialmente se a prioridade são os resultados rápidos. Para isso, uma das melhores maneiras de entender seu nível atual é usar o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CERF). Ele divide as categorias de compreensão e expressão oral e escrita em três grupos diferentes.

Estabeleça uma rotina

É bastante comum ver estudantes deixarem a prática de lado em épocas mais atarefadas. Todavia, isso pode prejudicar o progresso e adiar a tão sonhada fluência. Por esse motivo, essa meta precisa se tornar um hábito. “A consistência garante evoluções contínuas e visíveis, ajudando na motivação. Assim, o primeiro passo é definir um objetivo claro e levar em conta quantas horas têm disponível e dentro disso, como pretende atingir seu propósito”, orienta Matos.

Aprenda a ler em inglês

A leitura em outra linguagem é uma das primeiras etapas nesse procedimento todo. Normalmente esse primeiro contato é por meio textual e é, portanto, a primeira aptidão a ser aperfeiçoada. Por isso, aqui vão algumas dicas preciosas do especialista para atingir resultados ainda mais rápidos:

  • Você não precisa de um dicionário para tudo: tentar descobrir o significado das palavras pelo contexto é uma boa alternativa. O exercício pode parecer bastante difícil à primeira vista, mas fica cada vez mais fácil com a prática constante.
  • Compreender estruturas gramaticais é importante: tente ficar confortável com o modo como as coisas funcionam na língua e cultura antes de dar os próximos passos.
  • Tente ler coisas mais familiares para você: a familiaridade com a história e com os diálogos permite uma associação mais livre e abrangente entre as frases e seus respectivos significados.

O brasileiro em busca desse conhecimento já está cansado de ter de iniciar com o verbo to be, alfabeto e números. “Cada aluno tem o seu tempo e um perfil de aprendizado. As facilidades e dificuldades raramente vão se manifestar igualmente e no ensino de idiomas isso é ainda mais evidente, pois exige um entendimento efetivo”, explica o gestor da startup Kultivi, Cláudio Matos.

Como está o seu nível de inglês?

 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe