Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
de-diferencial-a-necessidade-a-importancia-do-segundo-idioma

De diferencial a necessidade: a importância do segundo idioma 

Notícia | 19/10/2023

Carolina Amaral

Dominar um segundo idioma é um atributo valioso atualmente, proporcionando uma série de benefícios, seja na vida pessoal quanto para a carreira. Com o mundo globalizado e interconectado de hoje, se comunicar efetivamente, independentemente da língua, tornou-se uma habilidade significativa. Logo, seja por curiosidade, aumentar a empregabilidade e as chances de estudar fora, melhorar o currículo, exercitar o cérebro ou ainda se aproximar de outras formas de pensar, buscar esse conhecimento é imprescindível. Esse assunto afeta aprendizes, estagiários e profissionais como um todo. Aprenda mais sobre o tema e sua relevância!

 

Esse conhecimento faz toda a diferença na vida!

No final de 2020, a Netflix lançou no seu catálogo mais um sucesso iminente, a série Emily in Paris tem como atriz protagonista a talentosa Lily Collins e conta a história da mudança de vida de publicitária de Chicago na nova cidade. Contudo, a moça não era fluente em francês e vê algumas dificuldades na sua estadia devido a esse fato, buscando por aulas para se aprofundar. Assim como ela, segundo uma empresa especializada em recolocação no mercado de trabalho, 52% dos 420 brasileiros entrevistados não tinham essa sabedoria sobre nenhum outro idioma além do materno. Por sua vez, 27% são bilíngues, 18% trilingues e 3% poliglotas. 

Infográfico com dados sobre a relevância de se falar outras línguas

Pensando especificamente no inglês, é ensinando em boa parte das escolas, tendo se tornado uma matéria obrigatória na grade curricular em 2020, após aprovação da proposta em 2017. Porém, de acordo com um levantamento feito pelo Instituto Data Popular, em parceria com o British Council, apenas 1% dos cidadãos realmente são seguros sobre essa maestria, enquanto 5% falam mas não totalmente. Ainda segundo a análise,  91% consideram esse dialeto mais importante para o mundo dos negócios, apesar do espanhol, ser oficial em 22 países , comprovando a sua relevância. 

No universo empregatício, deter esse tipo de sabedoria é um talento  altamente valorizado, pois diversos locais operam internacionalmente e buscam indivíduos eficientes para a comunicabilidade. Além disso, algumas profissões específicas, como tradução, turismo, comércio exterior e relações internacionais, exigem, inclusive, uma experiência avançada nesse quesito. 

 

O inglês no estágio

O período de estágio é fundamental na vida de um estudante universitário, sendo um momento de contato com a realidade da área de interesse no meio laboral. “Eles são muito valiosos e as firmas entendendo esse valor preparam ótimos profissionais. Um dos grandes benefícios é a mente fresca e a execução das demandas. É essencial lembrar como precisam ser capacitados para conseguirem uma efetivação e conquistarem as melhores vagas. Isso pode vir via uma ferramenta: o inglês. Com ele, pode-se atingir patamares ainda maiores e estarem, por exemplo, em multinacionais renomadas no Brasil e mundo afora”, afirma a CEO da Minds, Leiza Oliveira

Assim, alcança-se dois pontos de destaque principais:

  • Melhores perspectivas: com a economia global interconectada, essa se torna uma habilidade cada vez mais relevante. Assim, dominá-la traz maiores chances de progresso e acesso às posições altas em organizações.
  • Networking global: como o dialeto mais usado em conferências, workshops e eventos internacionais, entendê-lo trás o proveito de se conectar com pessoas de todo o mundo e expandir a rede de contatos.

 

A importância de criar um contato com a língua desde cedo

As crianças, normalmente, aprendem tudo mais rápido ante os adultos, devido a uma série de fatores os quais influenciam nisso. No caso da linguagem, o ambiente e a forma de exposição tem total interferência, pois desempenham um papel essencial na absorção dessas novidades. No geral, o período da infância, até a puberdade, é o ideal para o conhecer  idiomas distintos. Isso porque quando se passa esse período, o cérebro começa a perder, aos poucos, a eficiência nesse sentido. A partir dos 25 anos, começa a declinar em termos de memória e velocidade de processamento, ou seja, fica mais lento.“Algumas crianças podem aprender mais rápido e isso não é necessariamente um sinal de atraso das outras. É fundamental fornecer oportunidades de praticar, respeitando a sua individualidade e tempo, envolvendo-as no processo, de forma a se tornar prazeroso”, CEO do The Kids Club, Sylvia de Moraes Barros.

 

O momento de aprendizado

Esse processo requer abertura, aceitação, ludicidade e prazer. Logo, se for maçante e estressante, o indivíduo não vai criar um vínculo de forma natural. Por isso, é vital proporcionar um lugar adequado para os mais novos, aproveitando todos os benefícios biológicos dessa fase. Assim, contém imersão, exposição à educação durante toda a aula, por meio de  atividades divertidas, onde se sintam seguras, se divirtam, e tenham oportunidade de interagir, brincando, desde o primeiro momento.

Nesse contexto, o conceito de plasticidade cerebral é essencial, pois todo mundo nasce pronto para aprender línguas. Conforme análises, aos 6 meses , um bebê é capaz de diferenciar sons, e aos 11, começa a perder a habilidade de identificar aqueles fora do seu linguajar natural. Ademais, a ideia de exposição adequada também deve ser levada em consideração, pois esse público é mais curioso e brincadeiras ou tarefas lúdicas, se envolvem, absorvendo a sabedoria sem pressão. Ainda seguindo essa linha de raciocínio, a motivação deles vem desse interesse pelas coisas novas. Ciente disso, com demandas prazerosas essa atenção se mantém e dura, criando motivação para querer mais e facilidade de atingir a proficiência.

Por fim, há aqui o mergulho em uma nova cultura, proporcionando uma visão mais ampla do mundo, com uma exposição a diferentes tradições, costumes, literaturas e formas de pensar. Isso permite apreciar a diversidade, desenvolvendo a empatia e a tolerância. Hoje em dia, como o fator financeiro não é mais uma forte barreira comparado a antes, existem muitas alternativas para aqueles com o desejo de se inteirar sobre, por meio de treinamentos e cursos on-line.

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nada. 

O Nube te ajuda a alcançar a realização dos sonhos com uma aprimoração constante!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete