Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-o-rh-tem-evoluido-em-meio-a-transformacao-digital

Como o RH tem evoluído em meio à transformação digital 

Notícia | 06/10/2020

Vinícius Lima

Com tantas mudanças e avanços tecnológicos, não é raro ver uma determinada área se aperfeiçoando e alterando seus processos. As relações humanas não ficam por fora dessa evolução. As etapas de trabalho têm sido cada vez mais automatizadas e o desenvolvimento das relações também tem usufruído da tecnologia para ser estabelecido.
                                                                                       

Combinando sabedoria com criatividade

Para se adaptar às novas realidades, é imprescindível pensar fora da caixa e se atentar às tendências. "O RH tem o papel fundamental de combinar conhecimento e inovação digital, auxiliando a identificar práticas ineficientes e a acabar com aquelas sem resultados satisfatórios", relata Simony Morais, gerente de Gente e Gestão da Locaweb.
                                                                                

Realidade já é automatizada
                                                                                  

Segundo ela, a maior parte dos canais e recursos utilizados pelo RH e pelos funcionários já são eletrônicos. "A comunicação é feita usando e-mail marketing, blog, wallpaper, Whatsapp, Rocket Chat e Microsoft Teams", explica. Até mesmo os treinamentos de aperfeiçoamento profissional possuem maior interação com o apoio de ferramentas capazes de estimular o aprendizado e a avaliação das sessões. As metas das áreas também são acompanhadas em uma ferramenta on-line e isso permite avaliar constantemente o desenvolvimento. Isso tudo além das questões cotidianas, como marcação de ponto eletrônico.
                                                                                       

Nos processos seletivos
                                                                                       

A inserção da computação nos processos de seleção de talentos também está em alta. Segundo o relatório de Tendências Globais de Recrutamento realizado pelo Linkedin, a inteligência artificial foi citada como tendência global. Para Simony Morais, essa adaptação busca alcançar mais eficiência, agilidade, imparcialidade na organização. "Com a ajuda da cibernética, a busca e triagem de currículos é feita automaticamente. Antes das etapas presenciais, utilizamos avaliações on-line para otimizar o tempo do recrutador e do candidato", conta a gerente.

Quem já passou por isso

Luciana Siqueira, estudante de administração, já conseguiu um estágio durante a quarentena por meio de vídeo entrevista e seleção feitos completamente pela rede. Para ela, esse tipo de recurso pode facilitar a vida de profissionais de todas as áreas. “Na minha visão, essa modalidade remota vai continuar mesmo depois das coisas voltarem ao normal, porque facilita muito o cotidiano”, comenta.

Procurar dicas na Internet ajuda

Para a universitária, quem quer se destacar no mercado precisa saber se adaptar junto às corporações. “Foi o jeito encontrado por mim para procurar vagas nesse período e ajudou bastante ter pesquisado dicas de como me preparar”, compartilha.

Pesquisas pela web

Na Locaweb, é realizada a medição anual do clima organizacional por meio de pesquisas. Como resultado, a cultura digital gera lideranças melhores, promoção do sentimento de pertencimento, boa comunicação e clima positivo. "Como uma companhia digital, é intrínseco abordarmos esse tópico no dia a dia, em todos os nossos processos e programas. O impacto nas relações internas torna as ações mais ágeis, contribuindo para a produtividade", finaliza Simony.

Sua gestão está preparada para o futuro?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete