Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
rh-inteligente-como-tornar-a-organizacao-atrativa

RH inteligente: como tornar a organização atrativa? 

Notícia | 18/09/2023

Ana Clara Lima

No cenário corporativo em constante evolução, a gestão de Recursos Humanos (RH) desempenha um papel fundamental na criação de ambientes de trabalho atrativos e produtivos. Com o avanço da tecnologia e a adoção de abordagens mais inteligentes, as organizações estão descobrindo novas maneiras de atrair e reter talentos valiosos. Nesse contexto, o engajamento está emergindo como um meio eficaz de transformar a jornada de estagiários e jovens aprendizes, tornando as empregadoras destinos desejáveis para pessoas em busca de oportunidades significativas.

A fusão do tecnológico e do humano

O RH inteligente é um conceito no qual envolve a integração harmoniosa da tecnologia e da expertise humana. A automação de processos burocráticos, por meio de softwares avançados, permite aos especialistas na área concentrarem seu tempo em tarefas estratégicas e interações mais expressivas. Com a ajuda de inteligência artificial (IA) e análise de dados, as entidades podem tomar decisões informadas sobre recrutamento, desenvolvimento de profissionais, fidelização e participação dos colaboradores.

A fim de iniciar um caminho rumo a agilidade, as companhias necessitam de redes colaborativas, transparência, adaptabilidade, comprometimento e motivação. “O desafio de mudar a visão de muitas vezes entender como uma área operacional, cheia de tarefas manuais para se tornar efetivamente estratégica passa por se tornar mais digital e estar alinhado com a dinâmica corporativa, contribuindo para o atingimento dos resultados definidos no planejamento”, aponta Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil. 

Como bem sabemos, uma das maiores dores de cabeça do setor é encontrar o candidato certo para uma vaga. O recrutamento preditivo utiliza algoritmos para avaliar currículos, experiências anteriores e características pessoais, auxiliando na identificação dos indivíduos mais adequados para a cultura e as necessidades da instituição. Isso não apenas economiza tempo, mas também melhora as chances de escolher alguém capaz de encaixar-se perfeitamente na posição.

Não obstante, quem investe no desenvolvimento contínuo do seu quadro colhe recompensas em termos de lealdade e produtividade. A partir de abordagens pertinentes, os estabelecimentos podem mapear as habilidades existentes e as aspirações de carreira dos funcionários. Com base nesses insights, programas de treinamento personalizados podem ser criados para aprimorar as aptidões necessárias para funções futuras, demonstrando um compromisso tangível com o crescimento profissional.

O RH inteligente tem impactos positivos!

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Harvard Business, os resultados econômicos das empresas com boas práticas de RH são 51% superiores às demais firmas. Fica nítido, portanto, como repensar o convívio laboral é necessário nos tempos modernos, afinal, a humanização está ganhando cada vez mais força quando o assunto é serviço. Pensando nisso, elencamos três pontos relevantes para as organizações interessadas em otimizar esse quesito. Veja!

Infográfico de resumo

Integração com as atividades empresariais: esse é um aspecto essencial para o sucesso de qualquer estratégia nesse quesito. Quando os departamentos estão completamente interligados com as operações centrais , é possível alinhar as condutas de gestão de pessoas com os objetivos do local. Isso cria um ambiente onde as decisões relacionadas a contratação, capacitação e retenção são tomadas considerando as necessidades presentes e futuras do negócio. Logo, a colaboração estreita entre os líderes permite uma postura holística, impulsionando a inovação, a produtividade e o crescimento sustentável de todas as partes envolvidas. 

Aprimoramento contínuo de habilidades: em um espaço corporativo em constante evolução, apostar no desenvolvimento constante do time é primordial para garantir o seu devido preparo para os desafios do presente e do futuro. Ao oferecer oportunidades de aprendizado e capacitação, não somente são fortalecidas as habilidades técnicas e interpessoais dos membros, como demonstram um compromisso tangível com o progresso individual e laboral. Dessa forma, aumenta-se a capacidade da corporação de se adaptar às mudanças e permanecer competitiva em um mercado dinâmico.

Capacitação das lideranças: desempenha um papel crucial na construção de uma organização bem-sucedida. Líderes eficazes não apenas direcionam equipes, mas também inspiram, motivam e orientam os colaboradores rumo à excelência. Investir na capacitação dos líderes envolve o fornecimento de treinamentos englobando desde habilidades de comunicação e resolução de conflitos até a compreensão das nuances da gestão de pessoas. Ao oferecer as ferramentas e os conhecimentos necessários, cataliza-se um espaço laboral produtivo, inovador e capaz de promover o crescimento tanto dos indivíduos quanto da marca como um todo.

Torna-se evidente, portanto, a indispensabilidade de acompanhar as tendências mercadológicas na era da interconectividade. “Além dessas ferramentas imprescindíveis, é necessário estabelecer metas claras e mensuráveis, investir no desenvolvimento dos colaboradores, promover uma cultura de feedback e reconhecimento, acompanhando de perto as tendências do mercado”, conclui Lucimara Mendes, Head de pessoas e cultura da Nexti.

Nos dias de hoje, a busca por equilíbrio entre serviço e vida pessoal tornou-se uma prioridade para significativa parcela da sociedade. As entidades a fim de motivar o staff podem oferecer opções flexíveis, como teletrabalho e horários adaptáveis. Com instrumentos de colaboração on-line e plataformas de gerenciamento de tarefas, os trabalhadores podem cumprir suas responsabilidades de maneira eficaz, enquanto mantêm uma relação saudável entre suas obrigações.

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, livros e exposições para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais. Também oferecemos cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes, acesse!

Assista à TV Nube e confira nossas matérias aqui no site, postadas todos os dias com pautas exclusivas. Nos siga também: @nubevagas! Estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis.

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Aproveite a nossa plataforma para conferir milhares de vagas para estudantes, conteúdos com novidades sobre o mercado de trabalho, certificado de horas complementares, pesquisas e diversas outras vantagens. Garanta o seu lugar no nosso banco de dados, cadastre-se! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube é parceiro de organizações engajadas!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete