Sentimento de pertencimento, maior engajamento e lealdade ao empregador. Essas são características comuns a funcionários de empresas cujo ambiente de trabalho é mais diverso. A conclusão é do estudo “Diversity & Inclusion in the Global Workplace” (em português, Diversidade & Inclusão no Ambiente de Trabalho Global), conduzido pela Lenovo e pela Intel. Tem interesse por esse assunto? Continue lendo e saiba mais!

Empresas aumentaram a preocupação com a pluralidade

Com uma força de trabalho dividida entre gerações dos Baby Boomers até a Geração Z, a demanda por pluralidade é cada vez maior tanto no ambiente laboral, quanto na sociedade em geral. Assim, de acordo com a pesquisa, para 92% dos trabalhadores brasileiros a Diversidade e Inclusão (D&I) são características importantes nas entidades, bem como, em instituições de ensino (93%) e governo/setor público (91%). Além disso, 88% dos entrevistados levam em conta políticas do tema, nas corporações, quando procuram por emprego.

Dessa forma, alinhados com a expectativa da equipe, o departamento de Recursos Humanos (RH) das companhias também tem se preocupado em criar um ambiente mais multiplo. Logo, sete em cada dez participantes (71%) vêem a melhora nessas convicções internas quando comparadas com um período de cinco a dez anos. Na contramão, para 20% tudo está do mesmo jeito e para 8% essa apreensão piorou.

Segundo o levantamento, princípios de D&I estão entre as principais medidas pelas quais as corporações devem se preocupar em relação aos seus cooperadores. Isso, ao lado de programas de requalificação, mentoria, horário flexível e auxílio no transporte ao estabelecimento.

Nesse sentido, assim como em toda a sociedade, a multiplicidade no espaço laboral é uma grande demanda. “A nova força laboral está acostumada com esse debate desde cedo e se preocupa com locais inclusivos. Ou seja, os seres humanos devem ser o centro das organizações e o estímulo a D&I não pode ficar no discurso. É necessário tomar medidas para esse ideais estarem, de fato, presente no dia a dia da companhia”, avalia a diretora de RH da Lenovo, Andrea Barral.

Os efeitos da Diversidade e Inclusão são positivos

Os benefícios de um recinto diverso e inclusivo vão além do compromisso social. Conforme 87% dos brasileiros, o tema tem impacto positivo na personalidade de cada um, trazendo vantagens para as instituições e o público interno. Entre os proveitos, estão: mais engajamento e satisfação, maior senso de pertencimento, segurança e estímulo à criatividade.

Para isso, os participantes da pesquisa sugerem o mesmo salário para cargos de funções e experiências semelhantes (93%) e treinamento sobre o assunto para todos, incluindo os líderes (93%). Bem como, processo de recrutamento e promoção baseados no mérito (87%).

Veja só: segundo a análise ‘Diversidade é Importante’, realizada pela McKinsey com 366 corporações no Canadá, América Latina, Reino Unido e Estados Unidos, aquelas com diversidade são 35% mais propensas a obter retornos financeiros.

Apesar de tantos avanços, ainda há muito a se fazer. Para o diretor de Acesso ao Mercado e Relações Públicas da Medtronic, Renato Arruda, o tema deveria ser rotina, algo intrínseco ao mundo corporativo, mas ainda existem muitos obstáculos a superar. “Vários dirigentes e marcas, infelizmente, não conseguem perceber a riqueza da pluralidade e acabam reforçando desigualdades de oportunidades. Um dia chegaremos lá, estamos no caminho, mas ainda precisamos de muitos aliados, energia, tempo e recursos para fortalecer este movimento”, explica.

Portanto, quebre barreiras e desenvolva sua mente! Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Como sua empresa lida com esse assunto?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe