Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
employee-experience-5-estrategias-para-deixar-a-equipe-feliz

Employee experience: 5 estratégias para deixar a equipe feliz 

Notícia | 15/01/2024

Larissa Almeida

O sucesso de uma empresa é determinado por vários fatores. Entre eles, os colaboradores são a força fundamental para o crescimento da companhia. Nesse sentido, a preocupação com a sua experiência deve ter a mesma relevância da projetada para os clientes. Dessa forma, as estratégias de employee experience (EX) devem fazer parte do planejamento das organizações. Então veja, nesta matéria, a importância de manter o aspirante feliz com a trajetória corporativa. 

O que é a employee experience

O termo em inglês significa experiência do funcionário. Hoje, ele é classificado como uma tendência entre as corporações, pois determina um conjunto de procedimentos focado em aprimorar a relação entre a marca e os seus contratados. Assim, são criados projetos internos a fim de gerar bem-estar físico, psicológico e monetário. 

A construção desse conceito na cultura organizacional não é responsabilidade de apenas uma pessoa. “As lideranças precisam ser desenvolvidas para entender seu papel na EX e entregar condições melhores para os times. Ao mesmo tempo, as organizações devem compreender como os gestores também devem ter vivências positivas e personalizadas para poderem exercer efetivamente seu papel”,  argumenta Frederico Lacerda, CEO e cofundador da Pin People. 

Quais ações as empresas podem fazer para implementar a employee experience

Apesar da remuneração ter grande relevância nesse aspecto, atualmente, ela não é o único fator influente para manter os indivíduos engajados com a participação na entidade. “É fundamental garantir a felicidade no trabalho e, não apenas porque tem um bom salário, mas por outras razões”, afirma Carla Martins, vice-presidente do Serac. Veja quais medidas as instituições podem considerar a aplicação: 

Infográfico listando cinco importantes dicas para melhorar a employee experience

Incentivos culturais: a possibilidade de entrar em espaços promotores de cultura, como teatros, cinemas, shows, entre outros são grandes estimulantes da criatividade. Esse aspecto, posteriormente, consegue ser aplicado nos afazeres da organização. Além disso, incentivam o uso do tempo com atividades diferentes. 

Plano de carreira definido: mostrar para os integrantes da corporação as possibilidades de crescimento com clareza é outro quesito primordial. Dessa forma, ele consegue enxergar um futuro promissor e traçar as suas metas profissionais para conquistá-lo. A falta de transparência sobre efetivações, promoções e aumentos, tende a gerar desmotivação. 

Trilha de desenvolvimento: oferecer a oportunidade de desenvolvimento aos talentos da própria entidade é enriquecedor para os dois lados. Isso porque a companhia investe no potencial de sua equipe a qual retorna esse aprendizado nos processos cotidianos. Entre as trilhas, oferecer a chance de conhecer outro idioma, por exemplo, expande a capacidade comunicacional da instituição. 

Conjunto de benefícios: um programa de benefícios é essencial para acrescentar positivamente nos ganhos da equipe. Auxílios voltados para o cuidado da saúde, como descontos em academias, psicólogos e outros fazem a diferença, pois ampliam o acesso do funcionário. 

Jornada flexível: segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Mercer, 43% dos entrevistados buscam mais versatilidade no trabalho. Logo, as jornadas baseadas na modalidade híbrida ou home-office conseguem instaurar esse quesito. Por meio delas, os empregados otimizam o tempo gasto com locomoção e ganham qualidade de vida. 

Veja as vantagens de quem investe na employee experience

Redução nos níveis de turnover: conforme aponta um levantamento da Qualtrics, os funcionários com uma vivência classificada como excelente têm 1,5 vezes mais probabilidade de permanecer na empresa e 1,7 vezes mais chance de recomendar a corporação para amigos e familiares.  

Expansão dos lucros: de acordo com um estudo da Forbes, as companhias com esse investimento têm 4,2 vezes mais receita por contratado, quando comparadas às demais sem essa política de cuidado. 

Maior engajamento dos colaboradores: essas medidas influenciam diretamente na facilidade das pessoas incluídas no negócio. Carla ainda esclarece como elas são, em média, 31% mais produtivas, três vezes mais criativas e, quando atuam em vendas, costumam conseguir resultados 37% melhores. 


Gostou do conteúdo apresentado? Então, continue acompanhando, seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete