Os últimos dias transformaram a rotina de milhares de pessoas. Com o avanço do Covid-19, o isolamento social foi adotado como forma de prevenir a propagação da doença. A dinâmica de home office é utilizada por diversas empresas e muitos estudantes passaram a ter aulas a distância. Diante do atual cenário incerto, surgem sentimentos de angústia, medo e negatividade. No entanto, para manter a lucidez em tempos de instabilidade é importante adotar uma postura motivacional.      

Mauricio Souto, escritor e especialista em inteligência emocional afirma: “o primeiro passo é não pensar na crise o dia inteiro. Nós sabemos: os pensamentos dominantes acabarão se manifestando na nossa vida. Se forem baseados na preocupação, podem gerar emoções e sentimentos negativos, baixando inclusive a imunidade. Algo prejudicial, ainda mais nesse caso específico.”     

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo, com cerca de 18 milhões indivíduos. Para Souto, o fator pode ser agravado pelo consumo excessivo de estímulos externos: “convém ressaltar, é importante o profissional manter-se informado sobre os acontecimentos, a fim de proteger-se da contaminação do coronavírus; mas sem se tornar histérico ou neurótico no sentido de ficar a todo momento vendo a mudança dos números estatísticos. É importante lembrar: a forma como nos sentimos faz toda a diferença.”     

Com o objetivo de te ajudar a não se afundar em um fluxo negativo e de apatia, o escritor sugere algumas dicas essenciais:

Organize-se

Organização vai muito além de manter a casa e a agenda em dia. Colocar ideais e pensamentos no lugar pode provocar sensações de tranquilidade e alívio. “Ocupe o seu tempo para se arrumar internamente, construir imagens mentais positivas e desejos para realizar após o término da crise. Enfim, aproveite como uma oportunidade de transformação, se expandindo com novos valores, ressignificação das contrariedades e tendo ideias criativas.”

Invista em hobbies

Apesar do expediente no trabalho remoto se manter igual ou as aulas da faculdade permanecerem no mesmo horário, estar em casa permite um tempo a mais disponível. A estudante de comunicação Bruna Maria, por exemplo, afirma ter ganhado um período livre, antes gasto no deslocamentos entre casa, trabalho e universidade.

O escritor orienta utilizar essas horas a mais para descansar e investir em atividades de seu gosto: “o ideal é desfocar do problema e manter a mente ocupada com informações positivas, lendo um livro, assistindo um filme inspirador ou até mesmo manter o relacionamento harmonioso com seus familiares.”

Se conheça

Agora é o momento de assumir o controle da situação e entender as atemporalidades da vida, Souto indica auto análises para se desenvolver ainda mais durante esse processo. “Se pergunte: quais lições preciso aprender com tudo isso? Você acaba mudando totalmente a energia e utiliza todo o processo para se reorganizar, verificar as mudanças necessárias, saindo da crise mais energizado e fortalecido. Substitua o sentimento negativo por uma emoção positiva. Como? Procure lembrar-se de algo positivo e reviva essa emoção de alegria.”

No entanto, apesar de todas as orientações, às vezes enfrentamos problemas maiores, por isso o autor deixa um último alerta: “se necessário, procure ajuda profissional de um psicólogo ou coach comportamental.”

Se você deseja mais recomendações e dicas para lidar com o atual cenário, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe