Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-dicas-para-retornar-ao-mercado-de-trabalho

5 dicas para retornar ao mercado de trabalho 

Notícia | 17/09/2020

Vinícius Lima

Segundo o IBGE, a taxa de desocupação no Brasil chega a 11,9% no primeiro trimestre de 2020. Já os dados divulgados pelo Ministério da Economia, correspondentes ao mês de março e à primeira quinzena de abril, podem ser mais de 1 milhão de desempregados por causa da pandemia no Brasil. Entretanto, quem perdeu uma vaga durante a quarentena, pode se preparar, porque as empresas estão voltando a atuar com força total!
                                                                   
Quem se deu bem
                                                                   
Giulia Silva foi um exemplo de quem conseguiu uma colocação em meio ao período economicamente mais tenso. Estagiando no setor de logística, em Santos (SP), ela compartilha como ficou preocupada no início da crise. “Achei ser impossível conseguir ser contratada nesse contexto, mas, mesmo assim, não desisti”, comenta.

Para ela, essa determinação foi fundamental para conseguir participar de processos seletivos, mesmo digitais. “Abaixar a cabeça e esperar tudo passar não é a melhor opção, então não parei nem por um segundo de procurar oportunidades”, conta.
                                                                   
Alguns setores cresceram mesmo em meio à crise
                                                                   
Durante o isolamento, ainda foi possível encontrar oportunidades nos setores onde houve acréscimo de demandas, como explica o CEO do BNE, Marcelo de Abreu. "As atividades consideradas essenciais no período de isolamento foram aquelas com mais chances abertas. Como é o caso dos ramos de saúde, administrativo, operacional, segurança de trabalho e logística", explica.
                                                                   
Analise o mercado
                                                                   
Para Marcelo, nesse momento da retomada profissional, o candidato deve analisar o cenário atual. "Durante esse tempo, muitos consumidores optaram por serviços delivery, Internet e e-commerce, ou seja, são áreas capazes de serem ampliadas para atender todas as demandas. Os interessados podem começar a ponderar", explica.

Para conseguir destaque entre a alta concorrência, veja algumas indicações apontadas pelo especialista:

Não descarte possibilidades

O candidato pode deixar um leque de opções em aberto, sem descartar aderir a uma nova profissão. Ele pode buscar cursos rápidos e gratuitos capazes de auxiliar nessa nova jornada. Ainda assim, muitas das vagas disponíveis não exigem experiência.

Vagas temporárias também ajudam

O trabalho temporário também é uma ótima opção para retornar ao mercado de maneira rápida. Dessa forma, o futuro empregado consegue manter as contas em dia e ainda pode galgar uma efetivação na empresa.

Atualize o currículo

Mantenha o currículo atualizado. Lembre-se sempre de colocar as informações mais relevantes e retirar o desnecessário.

Veja mais dicas sobre como montar sua apresentação pessoal!

Vídeo entrevistas

É importante estar pronto para seleções por dispositivos on-line. Algumas companhias irão retornar gradativamente e podem solicitar a realização da entrevistas por vídeo.

Arrase nesse formato digital de recrutamento com essas orientações!

Esteja preparado para o trabalho remoto

Muitas organizações adotaram o home office como nova modalidade de atuação e devem continuar com esse formato mesmo com a flexibilização. Esse estilo deve ser levado em consideração, principalmente para os candidatos pertencentes aos grupos de risco da Covid-19.

Conheça mais orientações para o dia da entrevista aqui! Já colocou as dicas em prática? O Nube te deseja boa sorte.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete