Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-o-curriculo

Dicas para o currículo!  

Notícia | 08/08/2018

Vinícius Lima

Para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho, uma questão vital a ser considerada é a sua apresentação pessoal. Postura, comunicação e imagem, então, são aspectos fundamentais a serem pensados antes de participar de uma entrevista. Nesse contexto, seu currículo não pode ficar de fora. Saiba mais nesta matéria do Nube.

A competitividade é um fator e tanto para atrapalhar seu desempenho em um processo seletivo. Portanto, para vencer esse obstáculo e ter sucesso, é vital considerar possíveis falhas e corrigi-las. Dessa forma, ficará mais fácil chamar a atenção de um recrutador para seu perfil.

Para Anderson Menegaldo, coach de carreira, de São Paulo, os erros na hora de elaborar esse documento acontecem em qualquer idade. “É preciso ser claro e objetivo. Para quem está atrás de uma primeira experiência, nada de pânico: esse é o momento de demonstrar sua vontade de garantir seu futuro. Exaltar isso também é importante", afirma.

Ainda de acordo com o especialista, muitos associam o Curriculum Vitae (CV) a um mero pedaço de papel. “Entretanto, esse arquivo acada sendo, por diversas vezes, o único contato do profissional com a empresa contratante”, explica. “Esse texto é sua porta de entrada para qualquer lugar. Sem ele, dificilmente o entrevistador vai se interessar em você”, relata.

Para entender as dificuldades dos mais novos na hora de criar esse modelo de texto, o Nube fez uma pesquisa com a participação de 8.429 votantes. Desses, a maioria (58%) tem dúvidas sobre como tornar essa apresentação atraente aos olhos de um selecionador.

Pensando nisso, Menegaldo dá suas dicas: “um bom CV deve conter nossos dados básicos, além de qualquer outra informação relevante para a contratação”. Segundo o coach, questões como seu nome, idade e endereço são essenciais, mas os cuidados não podem parar por aí. “Referências às nossas formações e cursos paralelos também são imprescindíveis”, defende.

O problema, entretanto, não se limita à parte estrutural: erros de língua portuguesa são os grandes vilões na hora de analisar os perfis. Segundo levantamento do Nube, 40% dos candidatos a uma vaga são eliminados por falhas gramaticais graves. Portanto, é fundamental se atentar a isso e não cometer deslizes!

Nathália Guimarães se formou em publicidade e propaganda pela faculdade Anhanguera, em Santo André. Para ela, tomar cuidados com sua apresentação é indispensável. “Não devo colocar apenas boas referências, como também fornecer informações coerentes e coesas”, relata.

Quem precisa de dicas para esse momento, pode recorrer aos cursos on-line e gratuitos do Nube. Um deles, inclusive, te orienta a elaborar um currículo sem erros. Confira clicando aqui. O Nube te deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete