As atitudes negativas contaminam qualquer ambiente, principalmente o empresarial. Essas podem ser representadas pela falta de respeito a algum colega de trabalho, com a liderança ou então demonstrar um comportamento não alinhado à cultura da empresa. Ficou intrigado com o tema? Então, continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

Mantenha a cabeça no lugar

As reclamações constantes, sem a busca de soluções torna o espaço laboral desagradável e difícil de se conviver. Além de causar uma péssima impressão em relação ao perfil do profissional, segundo a mentora de carreira Claudia Deris. Isso não significa a proibição de manifestar algo errado, pelo contrário. Entretanto, o grande desafio está em como fazer.

É possível levar essas murmurações para dois âmbitos distintos: por meio de apontamentos ácidos e insolúveis e no final só acabam estressando o local, podendo até causar uma demissão. Já a segunda opção, é por um feedback sobre a situação apontada, com propostas para solucionar o problema e a demonstração de proatividade para a resolução da questão.

Então, “essas atitudes positivas mostrarão para qual time está jogando, ao invés de passar a ideia de quem está torcendo contra”, expõe a mentora. Dessa forma, fica mais fácil tornar a corporação uma esfera suave e aberta a apontamentos e soluções. Assim, se torna um ótimo lugar para trabalhar, aumentando a produtividade da equipe como um todo.

Gatilhos mentais negativos precisam ser abolidos

O modo de pensar é um conjunto de atitudes a serem tomadas. Nesse sentido, o palestrante e escritor best seller, Bruno Gimenes, elencou cinco frases para serem abolidas do dia a dia para ajudar a se libertar das atitudes negativas. Veja:

“Eu não posso” - troque por “eu não quero”. Poder é uma construção, então, diga sempre: “estou em fase de conquistar esse poder, por enquanto ainda não tenho”. Talvez não é o seu momento ainda, mentalize: “estou me organizando para isso”, pois falar “eu não posso” é perpetuar isso.

“Não é para mim” - vamos naquele restaurante 5 estrelas? Não é para mim. Essa frase é uma chicotada na prosperidade, porque tudo é para você. Repense.

“Esse meu salário é de fome” - “esse mantra reduz seu salário automaticamente. Nunca, jamais, em toda a sua existência, diga isso! Mesmo em condições complicadas e precárias. Essa expressão é um erro enorme”, ressalta Gimenes. Pode ter certeza: é muito mais cômodo para o seu cérebro apontar o salário como responsável. Essas são enrolações criadas pelo próprio ego.

“Isso é para os ricos” - na verdade, isso é para qualquer um. Você faz parte de um ecossistema e essas são crenças e paradigmas para se tirar da cabeça.

“Eu jamais pagaria essa fortuna” - jamais pagaria porque você não tem. Por isso, muitos já estudaram a fundo sobre finanças e, mesmo assim, não prosperaram. É preciso mudar nos pequenos detalhes para alcançar a riqueza.

Portanto, “é preciso sair da escassez e pensar na abundância. Depois de tomar conhecimento dessas frases, as abandone da sua vida”, ensina o escritor. Então, direcione sua atenção nas coisas possíveis de controlar nesse momento, em vez de focar em suas preocupações sobre o futuro. Se sua mente se dispersar para as inquietações e responsabilidades, tente manter o foco na sua zona domínio atual.

Mantenha-se positivo, vigilante e resiliente. Vamos nos adaptar a essa nova realidade juntos. Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Como você tem lidado com a angústia e incerteza trazidas pela quarentena?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe