Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
aumente-a-produtividade-de-sua-equipe

Aumente a produtividade de sua equipe  

Notícia | 24/08/2023

Larissa Almeida

O objetivo das corporações é sempre a expansão de sua marca. Porém, existem muitos fatores por trás dessa meta, os quais são essenciais para alcançá-la com propriedade. Dentre eles, os colaboradores são elementos fundamentais nesse processo. Contudo, uma boa equipe vai além de selecionar os melhores aprendizes, estagiários e efetivos, é preciso mantê-los engajados e produtivos. Então veja, nesta matéria, como promover uma equipe preparada para crescer junto com a companhia. 

A produtividade tem um tempo limitado 

O conceito de ser produtivo é definido como a execução de todas as tarefas de maneira ordenada, sem atrasos, acúmulos e o mais importante, não gerar estresse no cotidiano. No entanto, o foco nas responsabilidades do dia a dia também conta com algumas interferências, isso impede de estar 100% imerso em uma atribuição. Conforme uma pesquisa realizada pela Reclaim.ai com cerca de 2 mil profissionais, entre eles gerentes e membros de equipes, apenas 12% ficam concentrados por mais de seis horas no trabalho. Ainda de acordo com o levantamento, somente 53,3% do tempo é realmente gasto em trabalho proveitoso. 

Durante a rotina corporativa algumas intercorrências tornam o alcance do foco ainda mais desafiador

Seja em uma rotina de contribuição remota, híbrida ou presencial, existem inúmeras intercorrências durante o dia. Elas, na maioria das vezes, tendem a atrapalhar o fluxo de pensamento para finalizar uma demanda ou planejamento. Veja, abaixo, as principais barreiras de uma rotina produtiva: 

Várias reuniões durante o expediente: as reuniões, de fato, são necessárias. Porém, tudo quando é demais tem as suas desvantagens. Por isso, esse instante deve ser programado e assertivo, pois muitas horas dentro da mesma conversa também rouba o período de dedicação às tarefas propostas. De acordo com uma análise da Korn Ferry, 67% dos entrevistados dizem como passar muito tempo reunido ou em ligações os distrai e causa impacto nos compromissos. 

Conversa com colegas: nessa mesma linha, surgem as conversações paralelas, as quais, de fato, afetam o desempenho de um time. Elas fazem parte desde a união para a discussão de um projeto ou espontaneamente em outros instantes. Conforme outro apontamento, da Udemy, as pessoas geralmente são perturbadas por pequenas conversas e fofocas de escritório (54%), chegadas tardias ou partidas prematuras (37%), diálogos paralelos sobre outros serviços (45%) e problemas de tecnologia e conectividade (33%).

Falta de organização: a ausência de controle sobre os próprios afazeres também atrapalha diretamente os níveis de produtividade. Além disso, não idealizar o seu cotidiano não permite o controle do tempo, mensurar as responsabilidades, datas, entre outras ações  relevantes para evitar a procrastinação e o sobrecarregamento de obrigações. Em suma, essa etapa influencia diretamente em um fluxo de trabalho saudável, levando a condições de estresse e até mesmo, a Síndrome de Burnout. 

Uso constante dos celulares: ainda segundo a Udemy, entre os mais jovens da força de trabalho, a segunda distração mais frequente é o smartphone. Onde, 69% da amostra reconhece a verificação de um dispositivo pessoal como interferente na concentração. Hoje, muitos indivíduos usam o próprio aparelho e as redes sociais como ferramenta corporativa. Contudo, é necessário saber dosar e buscar ali apenas o essencial. 

Entenda quais estratégias usar a favor da produtividade de sua equipe 

O desempenho do quadro de colaboradores também é de responsabilidade e preocupação dos próprios empregadores. Nesse sentido, criar estratégias internas para aumentar o engajamento e eficiência dos funcionários é essencial. Por isso, Carina Costa, mentora high perfomance para empresários, mostra cinco dicas de como mensurar e ativar os resultados: 

 

  1. Indicadores de desempenho

É importante definir indicadores-chave de desempenho, os KPIs - Key Performance Indicators, específicos e mensuráveis alinhados aos objetivos da corporação e do negócio. Esses KPIs podem variar de acordo com o setor e as metas da equipe. Porém, os mais comuns incluem volume de vendas, prazo médio de entrega, taxa de resolução de problemas, entre outros.

  1. Avaliações de desempenho

 

As avaliações regulares de desempenho, devem ser realizadas e servem para saber como anda o progresso individual de cada membro do quadro. Isso pode ser feito por meio de reuniões individuais, feedbacks formais ou softwares específicos para avaliação de desempenho.

  1. Monitoramento de tempo

 

Utilize ferramentas de registro de tempo para acompanhar cada membro. Assim, saber o quanto da carga horária ele dedica a determinada tarefa. Isso permite identificar áreas onde está sendo gasto maior quantidade e otimizar o seu uso.

  1. Feedback dos clientes

Ouça o feedback dos clientes sobre a qualidade do trabalho entregue. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação, depoimentos ou comentários diretos. A satisfação do consumidor é um indicador relevante nesse quesito. 

Dentro dessa dinâmica, o próprio Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios conta com as soluções tecnológicas da Total IP. A partir do uso dos Robôs Dinâmicos, é possível capturar a impressão de quem entra em contato conosco. 

  1. Análise de dados

Utilize dados quantitativos disponíveis, como relatórios de vendas, métricas de atendimento ou dados de produtividade de software, para avaliar o desempenho ao longo dos dias. Essa análise permite identificar padrões,  analisar áreas de melhoria e tomar decisões informadas.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube incentiva um mercado de trabalho cada vez maior e acolhedor.

 
 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe