Inteligência emocional é uma das soft skills mais requeridas dos profissionais. Contudo, o grande desafio é entender como as emoções impactam no dia a dia corporativo, no clima da empresa e na relação com os colegas de trabalho. Afinal, muitos conflitos podem ser originados pela falta dessa característica nos colaboradores e nos próprios líderes.

Nossos sentimentos são reações diante do comportamento de alguém ou de algum momento vivenciado. Em outras palavras, são um recado do nosso inconsciente para a consciência. Segundo Valerya Carvalho, management hacker e fundadora da Escola Sentido, o principal equívoco de muitas pessoas é ignorar esses sinais, além de não trabalhá-los efetivamente. Afinal, eles movem nossas ações.

A especialista destaca a postura do superior nesse cenário. “Se o líder adquire a autoconsciência, ele vai ser capaz de interagir com as outras pessoas e entender as formas de interações de maneira correta. Assim, conseguirá negociar e estabelecer a cooperação”, exemplifica.

Para desenvolver esse aspecto, a especialista listou cinco passos:

1. Ter conhecimento de como funcionam as emoções no ser humano;
2. Entender qual é a mensagem transmitida por cada manifestação partindo de si mesmo, de outra pessoa ou do próprio ambiente;
3. Prestar atenção às reações;
4. Aprender suas mensagens e tomar decisões mais conscientes;
5. Usar a energia trazida para agir com mais humanidade, força e eficácia.

Fernanda Stoppa cursa engenharia civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Para a jovem, lidar com perfis diferentes do seu é a grande dificuldade em seu dia a dia e tira sua concentração em se dedicar ao trabalho. “Não me estresso facilmente e para resolver conflitos, procuro conversar e alinhar os pontos. Se aquele não for o momento, deixo para depois, mas busco solucionar o problema”, conta.

E você? Como lida com essas situações? Praticar o autoconhecimento e a empatia podem ser um bom começo, boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe