A pandemia do coronavírus está modificando os hábitos das pessoas em relação a vários contextos, como consumo, trabalho, estudos, negócios, saúde, lazer até relacionamentos. A imprevisibilidade do momento requer rápida adaptação e será necessário repensar as atitudes profissionais. 

O distanciamento social provocou a quebra de alguns paradigmas e a criação de novos comportamentos e costumes no mundo corporativo. Assim, será preciso rever estruturas, processos e gestão de pessoas. Os trabalhadores deverão estar abertos à transformação, ao aprendizado constante, a uma atuação fundamentada nas entregas de valor e às modernas formas de empregabilidade.

Novas oportunidades

O cenário pode parecer assustador, mas é de oportunidades, negócios e serviços inéditos. As estruturas estão sendo remodeladas e repensadas, os padrões de consumo capazes de criar demandas comerciais estão cada vez mais comuns. Profissionais inovadores com soluções para esse momento estão crescendo tanto na carreira, quanto se desenvolvendo ainda mais em suas organizações.

O home office deixa de ser uma possibilidade e se torna uma realidade. A gestão da modalidade por parte dos empregadores deverá ter o foco em resultado e não em controle de tarefas. Quem tem capacidade de se auto gerenciar para entregar respostas, se destaca nesse momento. Disciplina e atenção para a labuta, mas também com relação à sua saúde física e emocional, nunca foram tão relevantes. 

Mudanças nas demandas profissionais

Novos contextos geram novas necessidades e criam assim, perspectivas modernas. Se faz necessário uma mentalidade de solução. Qual problema você, com sua experiência, pode resolver? É capaz de gerar resultados independentemente do seu local físico de trabalho? Além de tudo, o profissional “ideal” deve estar preparado para adotar tecnologias e paradigmas recentes com velocidade ainda não experimentada por gerações anteriores. 

As organizações também deverão estar preparadas para despertar e fomentar em seus times a já tão atual realidade. Isso pode ser feito por meio de cursos e treinamentos de capacitação para seus colaboradores. “Agora, cada vez mais, as empresas recebem o retorno do investimento feito ao longo dos anos. Sempre tivemos o treinamento da nossa equipe como algo primordial e, em um momento como esse, ter profissionais preparados e com um olhar além do senso comum é também uma prioridade”, afirma o CEO da absolut technologies, Hans Ulmer. 

Com o braço tecnológico pronto para promover essa capacitação, os especialistas poderão criar métodos de acesso aos seus clientes, economia de custos, desenvolver técnicas de comunicação e promover a colaboração de muitas outras maneiras, valorizando melhor o potencial de seus times.

Competências 

Para se destacar nesse novo contexto, vale a pena desenvolver suas competências. Trata-se do conjunto de saberes, habilidades e comportamento dos profissionais. Pós-graduação, curso no exterior ou experiência em uma multinacional, por exemplo, não são considerados perícias, mas complementos; na visão atualizada da administração, o diferencial dos candidatos hoje é muito mais comportamental em relação ao técnico. 

Assim, tanto o conhecimento explícito, graduação e especializações, quanto o conhecimento tácito, aprendizado do dia a dia, são importantes para o desenvolvimento de aptidões. Veja algumas das principais:

  • Trabalho em equipe;
  • Habilidade para negociação; 
  • Liderança; 
  • Relacionamento; 
  • Iniciativa
  • Visão estratégica;
  • Foco no cliente. 

Aproveite para fazer os cursos gratuitos do Nube e aperfeiçoar suas habilidades!

Como você está se preparando para o mundo pós-pandemia?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe