O Covid-19 foi um ponto de virada para corporações de tecnologia e deixará um dos maiores legados para o setor de negócios: coragem digital. A pandemia obrigou as corporações a, de um dia para o outro, mudarem a maneira como trabalham e como se relacionam com funcionários e clientes. 

De acordo com uma pesquisa recente encomendada pela Zoho Corporation à Toluna, feita com 450 empresários e tomadores de decisão, 31% dos entrevistados tiveram dificuldade em escolher as melhores plataformas/aplicações para ajudarem seus funcionários no home office. Além disso, para 25%, um dos maiores contratempos enfrentados pelo negócio foi conseguir acompanhar as ações dos funcionários para continuar com a entrega, enquanto trabalhavam remotamente.

O mundo pós-pandemia

Milhões de donos de negócios foram forçados a reavaliar sua infraestrutura tecnológica e muitos não estavam preparados para dinamizar e ajustar o curso para garantir a continuidade do empreendimento. Em uma situação normal, uma grande companhia levaria de dois a três anos para migrar milhares de colaboradores para o sistema de trabalho remoto. No entanto, a urgência de adotar o distanciamento social reduziu esse tempo.

Segundo Rodrigo Vaca, gerente geral da Zoho no Brasil, essa mudança repentina teve um impacto significativo nos negócios. “Se, para algumas empresas e setores, a digitalização já era uma vantagem, agora é essencial. Muitas ainda estão no início da mudança e agora são forçadas a acelerar esse processo e testar suas idéias. Nossa pesquisa revelou: dos 850 entrevistados, apenas 35% tiveram instruções claras sobre como trabalhar remotamente. Estamos todos aprendendo e ainda construindo boas práticas, mas a transformação chegou para ficar”, afirma.

O planejamento de tecnologia, como qualquer outra forma de delineação de negócios, deve ser contínuo e intencional. Aqui estão três pontos importantes a serem considerados para ajudar sua companhia nos próximos anos:

Tenha um software o qual se ajuste de acordo com a sua equipe

O consumo tornou-se digital, seja B2C ou B2B. Além disso, a gama de usuários aumentou e se expandirá ainda mais, fornecendo a condição de não ser mais possível fabricar produtos sem alinhamento com esse novo consumidor. Juntamente à infraestrutura de TI, haverá um uso acelerado da Inteligência Artificial e da realidade virtual, especialmente no varejo. Assim será estabelecido um caminho sem volta, ajudando as empresas a conhecer mais sobre o consumidor, fornecendo o melhor produto e até personalizando a oferta.

É essencial as corporações terem as ferramentas necessárias para se encaixarem nessa nova realidade a qual estão prestes a entrar. Ao selecionar um software, não apenas considere as necessidades do negócio hoje (como tamanho, fluxos de trabalho e requisitos de funcionalidade), mas também onde se deseja estar no futuro.

Invista em empresas com boa liderança e visão de futuro

Assim como os investimentos em equipe, serviços e retenção de clientes, também se deve investir em planejamento. Não há atalhos para a qualidade. Ao procurar um fornecedor de software, é necessário analisar se os produtos são atualizados com freqüência ou mesmo se entendem totalmente das atividades e necessidades da organização contratante.

Procurar os comentários mais recentes  de usuários e como é feito o desenvolvimento dos programas (interno ou terceirizado). Não é possível prever como o mundo será no futuro, mas existem algumas corporações mais equipadas para se adaptar.

Software baseado em nuvem

De acordo com a pesquisa da Zoho, 58% dos entrevistados tiveram problemas para acompanhar ou se comunicar com atuais e potenciais clientes. Ao executar toda a corporação na nuvem com aplicativos integrados, é possível gerenciar, conectar e automatizar processos de negócios em toda a organização remotamente.

Para Rodrigo Vaca, existem mais dados sob nosso controle atualmente, mas muitas companhias ainda não os estão aproveitando porque eles existem em silos. “Ao pensar na tecnologia da sua instituição, considere como seus sistemas funcionam juntos. Todas as plataformas utilizadas no seu escritório se comunicam? É fácil extrair dados de um e importá-lo para outro? Se você respondeu não, considere adotar um software capaz de conectar todos os pontos da sua empresa”, afirmou.

Quais são suas expectativas para o pós-pandemia?

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