A tão sonhada vaga de estágio ainda parece distante de ser conquistada? Está inseguro para participar de um processo seletivo ou ainda não faz ideia de como se destacar em meio à concorrência? Esses questionamentos podem assolar a vida de diversos estudantes em busca de uma colocação e, portanto, é preciso se atentar.
Letícia Cavalcante é um exemplo de quem fica nervosa sobre como é a melhor maneira de aumentar suas chances de ser aprovada. Ela estuda gestão de negócios na Universidade Cruzeiro do Sul. “Uma dúvida frequente é saber e entender quais questões a contratante busca, porque assim me sinto mais preparada”, comenta.
1º passo: invista em você!
Se existem dúvidas sobre como chamar a atenção de líderes e recrutadores ao participar de um processo seletivo, a dica é dedicar um período de seu tempo para aprimorar suas habilidades por meio de cursos e workshops. Quem estimula isso é a especialista em carreiras, Diana Vasconcelos, de Campinas. Para ela, quando você desenvolve suas capacidades e recheia o currículo, certamente terá melhores chances de se posicionar de maneira estratégica.
2º passo: estude sobre a vaga!
Outro aspecto fundamental, o qual nunca deve ser ignorado ou negligenciado, é a importância de pesquisar sobre a empresa, sua missão, visão e valores, bem como entender quais são seus desafios, maiores concorrentes. “Compreender quais quesitos a corporação procura vai te ajudar a entender como se adaptar a essa necessidade”, constata.
3º passo: capriche na comunicação!
Um ponto capaz de atrapalhar o andamento de toda uma seleção é o modo como interagimos e lidamos com as informações obtidas. Portanto, aprimorar suas habilidades de falar em público, de vencer a timidez e trocar conversa com os colegas é imprescindível. “Independentemente da área de atuação, ter aptidão para dialogar é algo extremamente valioso e, por vezes, raro”, comenta.
4º passo: autoconhecimento = confiança!
De acordo com a especialista, só é possível ter um bom marketing pessoal quando você realmente acredita em seus pontos fortes e crê em seu potencial. “Se conhecemos nossas maiores aptidões e aspectos de melhoria, podemos tanto trabalhar para evoluir os quais já estão bons e tentar redirecionar suas falhas”, orienta.
Portanto, siga essas orientações e garanta maior assertividade em toda a sua trajetória. Conte sempre com o Nube!